Sol, praia e... onde paira a produtividade?

Redatora com Futuro
9 maio 2019
O verão 2017 está aí e a tendência é para perder a noção do tempo a ver Game of Thrones ou nas redes sociais. Já o Phineas e o Ferb diziam: “104 dias que fazem as férias, e a escola acaba com elas, mas o grande problema que todos vivemos é saber como aproveitá-las”.  É este o grande dilema de milhões de estudantes que, com o advento do calor e de (muito) tempo livre, não sabem o que fazer para rentabilizar este período de interrupção letiva. 
 
 
O teu verão não tem de ser assim! Aproveita o tempo para complementares aquilo que aprendeste durante o ano letivo ou para ganhares alguma experiência profissional. 
 
Imagina teres 2496 horas para cresceres e melhorar-te? 
Imagina teres 2496 horas para investires naquilo que realmente gostas de fazer? 
Imagina teres 2496 horas para tornares o teu verão mais produtivo? 
 
Ao contrário do que é sabido no Facebook, o verão não é só para trabalhar para o bronze, e há inúmeras maneiras de tornares esta época mais interessante. 
 
⦁ Utiliza uma agenda para planeares aquilo que pretendes fazer no teu dia-a-dia. Sentires-te-á muito mais organizado e realizado quando completares os objetivos diários e os tempos de lazer serão muito mais valorizados. 
 
⦁ Evita fazer diretas ou desregular o teu horário de sono. Entrarás num ciclo de procrastinação que em nada te beneficia. Para além disso, é fulcral repor as horas de sono que perdeste em tempo de aulas.  
 
⦁ Não sejas preguiçoso e levanta-te do sofá nem que seja para dar uma caminhada. Não deixes que a inércia do verão te impeça de teres uma vida ativa e saudável! Há que queimar as calorias daquela bola de Berlim e nada melhor que optar por uma tarde de exercício físico com os amigos! 
 
⦁ Lê um livro. Não há melhor ensinamento que uma centena de páginas que estimulem a tua criatividade e cultura geral. O stress escolar nem sempre permite que disponibilizes umas horas para a leitura, mas durante as férias não há desculpas!  
 
⦁ Procura uma oportunidade desafiante que te ajude a desenvolver novas skills, seja num projeto de voluntariado, ou ocupando o teu tempo com um emprego de verão, numa loja, na praia ou como guia turístico. Aproveitas e começas a poupar para aquela viagem que tanto queres fazer ou para os saldos de verão. 
 
⦁ E porque não aproveitar esta época para aprenderes uma nova língua ou aprofundares o estudo numa área do teu interesse? Hoje em dia, a oferta é tanta que o difícil é escolher. Sejam workshops de fotografia ou cursos de curta duração, o importante é não sucumbirmos à ociosidade que acompanha a época balnear.  
 
Agora que já tens algumas sugestões daquilo que podes fazer para ocupar as 2496 horas do teu verão, vais mesmo ficar em casa?