“Soft skills”: como são trabalhadas no curso de Direito da Católica no Porto?

Faculdade de Direito da Católica no Porto
7 julho 2022

E se ao mesmo tempo que frequentas a Licenciatura em Direito pudesses aperfeiçoar as tuas capacidades de debater ideias, comunicar em público ou melhorar a forma como trabalhas em equipa? É tempo de adquirir novas competências, exigidas pelo mercado de trabalho, que trabalhem as capacidades comunicativas, as tais “soft skills”. Estarias à altura do desafio pelo teu futuro?

Na Licenciatura em Direito da Escola do Porto da Faculdade de Direito existem inúmeros programas onde poderás melhorar a tua performance. O Programa ADN do Jurista é um desses exemplos. A expressão dramática, a oralidade, a argumentação e a resolução concreta de problemas são alguns dos chavões trabalhados pelos estudantes ao longo de todo o programa.

A Joana Cadete e a Maria Mateus são duas estudantes da Licenciatura em Direito que quiseram partilhar o seu testemunho sobre as múltiplas aptidões desenvolvidas durante o curso. Estás disposto a conhecer e mergulhar no “mundo” das soft skills?

 

As soft skills mais fortalecidas ao longo do curso 

Joana Cadete: Importa salientar que um curso como o de Direito implica, desde logo, um estudo bastante disciplinado e regular. No decurso do mesmo, constatei evoluções pessoais surpreendentes, nomeadamente, ao nível da capacidade de análise, da gestão de trabalho, do fortalecimento do pensamento crítico, o aperfeiçoamento da argumentação e postura.

Maria Mateus: A questão do empenho, foco e determinação e metodologia são essenciais em termos de estudo e preparação, portanto são os aspetos mais relevantes a desenvolver durante este percurso.

Programas da Universidade Católica onde essas capacidades são trabalhadas 

JC: Há, em particular, um projeto do qual faço orgulhosamente parte: a Mentoria. Desenvolvida por alunos e para alunos, a Mentoria permite uma maior aproximação e entreajuda na realização das múltiplas cadeiras do curso de Direito. Visou-se, assim, promover uma redução nos lapsos cognitivos de determinadas matérias, facilmente reparados por quem já realizou a cadeira com sucesso, bem como, uma melhor preparação para as avaliações.

MM: A Universidade Católica criou programas essenciais para o melhor desenvolvimento de todo o tipo de alunos, seja para melhores prestações, manter resultados ou simples acompanhamento do percurso académico. O programa GPS será o que orienta melhor todos os estudantes para estudos metódicos e organização do calendário escolar tendo em conta as especificidades do curso de Direito.

Ferramentas ajudam na transição para o exercício da profissão

JC: Estou certa de que quanto mais nos munirmos de tais ferramentas, altamente individualizantes, do mesmo modo que nos procuramos instruir, mais bem-sucedida será a nossa carreira profissional.

MM: O exercício de uma profissão nesta área será sempre a continuação do nosso percurso de aprendizagem e é essencial que essa base esteja fortalecida e coesa para melhores prestações no mercado de trabalho.

A primeira fase de candidaturas à Licenciatura em Direito irá decorrer até ao dia 25 de julho de 2022.

Lê o artigo completo aqui.