IPCA: a tua aposta de futuro

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
27 julho 2022

É agora, tens de decidir! O curso, a instituição de ensino superior, a cidade onde vais passar os próximos anos… tantas decisões! O importante é que o faças de forma consciente, por isso, apresentamos-te o IPCA: a tua aposta de futuro.

O IPCA é o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, uma instituição pública de ensino superior, com sede em Barcelos e polos em várias cidades: Braga, Guimarães, Famalicão, Esposende e, no próximo ano letivo, também em Vila Verde.

Aqui tens cursos com altos índices de empregabilidade, acesso a laboratórios com tecnologia de ponta, relação direta com as empresas e indústria e acesso a bolsas.

O IPCA oferece Licenciaturas, Mestrados, Mestrados Profissionais, Pós-graduações e Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

No IPCA encontras a maior oferta do país a nível de CTeSP. Desde a área da gestão, passando pela tecnologia, design, hotelaria, turismo e desporto. Tens 41 CTeSP à tua escolha.

As candidaturas já estão a decorrer e prolongam-se até ao dia 22 de agosto em www.ipca.pt.

Tecnologia

Apostamos na tecnologia e no teu futuro. São 17 os CTeSP nesta área, e há mais 5 na calha para serem aprovados para o próximo ano letivo. No IPCA tens uma oficina totalmente equipada para dar apoio aos cursos de mecânica, laboratórios com tecnologia nas áreas da robótica e inteligência artificial, redes, jogos digitais, eletrónica....basicamente o que tu queres experimentar, o IPCA tem. Isto permite um ensino prático, de grande qualidade, para que no dia em que acabares a tua formação estejas preparado para trabalhar numa empresa.

A ligação com o mercado de trabalho é uma realidade no IPCA, temos vários cursos que decorrem em contexto empresarial e industrial, são exemplos Soldadura Avançada com a BySteel do grupo DST, Tecnologias e Inovação Informática, com a BrightStart da Deloitte, Industrialização e Fabrico Inteligente com a Tech Academy da BOSCH e Tecnologias Avançadas da Construção com a Casais Engenharia, cujos estudantes recebem bolsa ou pagamento de propinas, para frequentar o curso.

Hotelaria e Turismo

Nesta área temos para te oferecer cursos de turismo especializado em áreas de elevada procura, como a organização e gestão de eventos, a natureza e aventura e, em breve, o desporto e as atividades náuticas (uma área do turismo em franco crescimento).

Mas se te interessas mais pela restauração ficas a saber que temos, em Esposende, um laboratório de inovação alimentar digno de qualquer Masterchef. Aqui os estudantes ‘aprendem a fazer’, por isso, se procuras esta formação, tens de arregaçar as mangas e literalmente “meter as mãos na massa”.

Gestão

Todos os cursos da área da gestão são fundamentais e temos vindo a adequá-los às reais necessidades das empresas, com cursos especializados. É o caso, por exemplo, do curso de Exportação e Logística ou de Preparação e Gestão de Obra, em colaboração com a CARI Construtores. Cada vez mais as empresas querem profissionais que dominem as áreas técnicas e especializadas.

Se és mais das redes sociais, tens ainda o ex-libris dos portais de emprego nos últimos anos, o curso de Marketing Digital e Social Media.

Design

O mundo hoje é digital, por isso, a procura por profissionais que trabalhem a comunicação neste registo é cada vez maior. Atentos à transformação, oferecemos cursos de Audiovisual Digital, Design para Media Digitais e Ilustração e Arte Gráfica.

Design de Calçado e Design de Moda são também opções que podes encontrar no IPCA, sempre com professores altamente qualificados, e com os conhecimentos práticos indispensáveis a uma formação destas.

Desporto

Considerando a crescente importância do Desporto, no Pavilhão Multiusos de Guimarães temos o CTeSP em Gestão de Instalações Deportivas e Desporto, e estamos a aguardar pelo registo do CTeSP em Turismo de Desportos e Atividades Náuticas para o polo de Esposende, em parceria com o ecossistema de escolas de surf, Kitesurf e clubes náuticos.

No IPCA tens ainda uma série de valências que te vão permitir ter uma jornada académica feliz. Da cedência de bicicletas híbridas a uma sala de estudo 24 horas com instalações confortáveis, acesso a um pomar comunitário e diversas iniciativas de responsabilidade social e de enriquecimento curricular, no IPCA tens tudo o que precisas para te formares enquanto profissional, e para evoluíres enquanto pessoa e cidadão. Os nossos cursos são para ti!