ESSAlcoitão - Sinónimo de empregabilidade | Candidaturas abertas (via 12º ano)

Escola Superior de Saúde do Alcoitão
29 julho 2021

De 05 a 20 de agosto decorrem as candidaturas para a primeira fase do concurso às três licenciaturas lecionadas na escola: Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala, sendo que os resultados serão conhecidos a 25 de agosto. Para o próximo ano letivo, a ESSAlcoitão disponibiliza 50 vagas para o curso de Fisioterapia, 30 para Terapia Ocupacional e 30 lugares para o curso de Terapia da Fala.

As candidaturas podem ser feitas online, através do site da ESSAlcoitão. Nesta mesma página é possível ter acesso a toda a informação sobre os cursos disponíveis, propinas e condições de acesso.

Numa aposta na educação, a Santa Casa disponibiliza anualmente 30 bolsas de estudo à Escola Superior de Saúde do Alcoitão para os cursos do primeiro ciclo, contribuindo também para reduzir o número de estudantes que abandonam a sua formação por incapacidade financeira das famílias.

 

OS CURSOS

Escola de referência incontornável no panorama nacional, a Terapia Ocupacional ministrada na Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSAlcoitão) distingue-se pelos seus elevados padrões de qualidade e ainda pelo equilíbrio entre as componentes académica e prática do curso.

Com a duração de 4 anos, a Licenciatura em Terapia Ocupacional encontra-se autenticada pela World Federation of Occupational Therapists, conferindo-lhe uma garantia dos mais elevados padrões internacionais de excelência e rigor no ensino. O curso tem como objetivo a formação de profissionais de saúde capazes de prevenir, atuar e tratar problemas de Desempenho Ocupacional. O Terapeuta Ocupacional pode, assim, ajudar as pessoas a desempenharem atividades que estas considerem importantes, permitindo-lhes dar significado à sua vida, contribuindo para que essas pessoas se tornem cada vez mais capazes e felizes.

licenciatura em Terapia da Fala tem a duração de 4 anos e é uma das três licenciaturas onde um estudante com interesse na vasta área da reabilitação se pode formar. Integrada na ação de formação da Escola desde 1962, a licenciatura em Terapia da Fala permite ao profissional de saúde atuar na prevenção, avaliação e tratamento de todas as perturbações da comunicação humana (oral e escrita), e ainda nas alterações na Deglutição ou associadas.

Assim, um Terapeuta da Fala formado na ESSAlcoitão terá não apenas um vasto leque de atuação, desde a neonatologia até à velhice, permitindo-lhe prestar cuidados em todas as etapas da vida do ser humano, como ainda terá adquirido competências de avaliação e raciocínio clínico essenciais para fazer um diagnóstico funcional, graças ao seu amplo Plano de Estudos o qual permite ao estudante a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em aula desde o 1º ano.

A licenciatura em Fisioterapia, com a duração de quatro anos letivos proporciona aos futuros fisioterapeutas, as competências necessárias para desenvolver, manter e restaurar o máximo de movimento e de capacidade funcional, a indivíduos e populações e ao longo da vida. Os Fisioterapeutas ajudam as pessoas a maximizar sua qualidade de vida, tendo em conta o bem-estar físico, mental e social. Atuam na prevenção, educação e promoção da saúde, assim como no tratamento/intervenção e na reabilitação.

O curso ésobretudo dedicado às áreas específicas da Fisioterapia, mas caracteriza-se também pela multidisciplinaridade, ao englobar várias áreas científicas, como Ciências Biomorfológicas, Ciências do Comportamento e Desenvolvimento Humano, Ciências do Movimento Humano, Metodologia de Investigação e Gestão e Administração.

O plano curricular prevê ainda diversas estratégias de ensino e aprendizagem, com destaque para a aprendizagem em contexto real, através de estágios realizados a partir do 1º ano letivo, em hospitais, centros de saúde, clínicas, clubes desportivos e centros de reabilitação, sob orientação conjunta de fisioterapeutas com reconhecida experiência profissional e dos professores do Departamento de Fisioterapia.

 

ASPETOS DISTINTIVOS DO ENSINO NA ESSALCOITÃO

 

A elevada qualidade do ensino, a aposta na internacionalização e na investigação, a vasta oferta disponível para mobilidade no âmbito do Programa ERASMUS+, a qualidade da oferta pós-graduada (pós-graduações, mestrados e cursos breves) e as sólidas taxas de empregabilidade dos seus diplomados, fazem que a ESSAlcoitão seja recomendada por profissionais de saúde das mais diferentes áreas de atuação.

 

PROGRAMA ERASMUS+ / APOSTA NA INTERNACIONALIZAÇÃO

 

Num contexto de forte transformação e competitividade do ensino superior no nosso país, a ESSAlcoitão tem desenvolvido uma relação protocolar com um alargado número de instituições de ensino e de prestação de cuidados de saúde, assim como parcerias estratégicas com diversas universidades, onde alicerça os seus projetos.

 

A ESSAlcoitão possui a Carta Universitária Erasmus desde o ano de 2005 a qual foi renovada recentemente até ao ano de 2027, e como está integrada em redes europeias de escolas congéneres, participa ativamente em diversos programas de intercâmbio e mobilidade de estudantes, docentes e staff, o que lhe permite pautar a sua atividade pelos melhores padrões internacionais, podendo orgulhar-se de ter os seus três cursos reconhecidos internacionalmente pelas respetivas associações e redes (ENPHE/Fisioterapia; NetQues/Terapia da Fala; ENOTHE/Terapia Ocupacional).

 

No âmbito do Programa de Mobilidade Erasmus+, a ESSAlcoitão detém parcerias com os países de referência nas áreas em que ministra as suas licenciaturas, nomeadamente, com quarenta e quatro Escolas de Ensino Superior e Universidades congéneres de catorze países, da BÉLGICA, BULGÁRIA, DINAMARCA, ESCÓCIA, ESPANHA, FINLÂNDIA, FRANÇA, PAÍSES BAIXOS, FRANÇA, ITÁLIA, LITUÂNIA, NORUEGA, POLÓNIA e TURQUIA, do qual resulta a considerável mais valia de serem efetuados intercâmbios nas mobilidades Outgoing e Incoming para Estudos e para Missões de Ensino.

 

Ainda no âmbito da internacionalização, de acordo com a sua missão, valores e fins estatutários, a SCML celebrou, em 10 de Maio de 2017, um protocolo de colaboração com o ISCISA de Moçambique, “tendo por objetivo principal desenvolver conjuntamente, ações de ensino e projetos comuns nas áreas técnico-científicas e disciplinares em que as suas vocações e especializações próprias se completem”. A ESSAlcoitão deu apoio à conceção, implementação, promoção e coordenação científico-pedagógica das licenciaturas em Terapia Ocupacional e Fisioterapia.