5 passos para teres 20 nos exames!

Redatora com Futuro
10 abril 2024

Faltam 3 meses para os exames nacionais e tu ainda não sabes por onde começar a estudar? Vem daí descobrir umas quantas dicas! 😉

 

1. Quantos exames vais fazer? 

É importante que percebas por quantas disciplinas terás de distribuir o teu foco, para não deixares nenhuma de lado. Afinal, todas vão precisar da tua dedicação!

 

2. Quais são os teus pontos fortes e os teus pontes fracos? 

É normal sentires-te mais preparad@ para uns exames, do que para outros, seja porque foste absorvendo a matéria com mais facilidade em alguns casos e, como tal, não precisas de “marrar”, seja porque gostas mais de umas disciplinas do que de outras e, por isso, nem sempre sentes que estudar é um sacrifício.

Assim sendo, o ideal é definires quais são as disciplinas que vão exigir mais tempo da tua parte, para te conseguires organizar.  

 

3. Exercícios ou Resumos? 

Agora que estamos a 3 meses dos exames, o meu conselho é que comeces já a praticar.

Resolve os exames dos anos anteriores, as provas modelo e os exercícios recomendados pelos teus professores.

Só através da prática conseguirás aprender e preparar-te para qualquer tipo de questão que possa surgir. A prática, no fundo, incentiva-te a aplicar a teoria. 

Se sentires alguma dificuldade em arrancar logo com a resolução de exercícios, podes sempre fazer-te acompanhar de algum manual ou texto informativo. Começas por fazer uma revisão nos conceitos teóricos e depois avanças para a resolução dos exercícios com mais confiança!

 

4. “24 horas não chegam para estudar tudo…” 

Eu sei que ver tanta matéria acumulada desperta em nós um certo nervosismo e ansiedade. De tal modo que, às vezes, achamos que temos de estudar tudo ao mesmo tempo. Ainda assim, não te recomendo que o faças.

Podes organizar o teu estudo de diversas formas:

  • 1 disciplina por dia;
  • 2 disciplinas por dia.

O meu conselho é que não excedas as 2 disciplinas por dia. Para além disso, o estudo de cada uma delas deverá seguir a estrutura que referi anteriormente: prática, muito prática e, só em última instância, teoria. 

O ideal é criares um planeamento minucioso, que inclua os temas de cada disciplina, que pretendes estudar em cada dia. Desta forma, asseguras uma boa distribuição do trabalho pelo tempo, garantindo que nada te escapa.

 

5. Traça objetivos realistas!

Apesar de teres muita matéria para estudar, continuas a ser humano. Como tal, precisas de descansar, socializar e desanuviar.

Não vale a pena tentares fazer imensa coisa num só dia, quando:

1) Não tiras o melhor proveito das tuas horas de estudo;

2) Acabas por sentir frustração por não teres feito tudo o que querias.

 

Por isso, a minha dica mais sincera é:

Escolhe, pelo menos 1 dia por semana, para ser o teu dia livre. Um dia em que a tua cabeça se vê livre da “pressão”. 

Para além de ser o melhor para a tua saúde mental, é necessário para que o teu cérebro consiga absorver toda a informação que tens andado a estudar. 📚

 

Por fim, apesar do “peso” que os exames podem assumir na tua vida, deves procurar encará-los como uma ficha de exercícios ou um teste. Esta forma de ver as coisas vai ajudar-te a aliviar a pressão que sentes em relação a este assunto. 

 

Acredita em mim quando te digo que, com uma distribuição adequada do tempo e uma dedicação diária constante, conseguirás preparar-te para enfrentar o que aí vem com sucesso! 💪