O que acontece se pedir reapreciação de prova?

16 agosto 2022

Não estás totalmente satisfeito com os critérios de correção de algum dos teus exames? Sentes que devias ter tido melhor nota? Então a solução pode passar por pedir a reapreciação de prova. Neste artigo vamos explicar-te como funciona e quais as implicações que vai ter no teu processo de candidatura ao ensino superior.

Isto é uma solução que pode ser arriscada, visto que a nota pode subir ou descer com a reapreciação. Portanto, se estiveres confiante e achares que tens mais a ganhar do que a perder, avança! No entanto, se a nota descer, ficas com a nota mais baixa do que aquela que tinhas antes de ir a repreciação!

Se preferires, também fizemos um vídeo para o Youtube que ajuda a explicar tudo!

 

1. Que passos deves seguir na reapreciação?

Primeiro, deves consultar o resultado dos exames no dia em que eles são afixados.

Em segundo lugar, tens dois dias úteis para pedires a cópia dos mesmos.

Por fim, depois de receberes a cópia dos exames, tens dois dias úteis para submeteres a reapreciação - antes de submeteres a reapreciação, recomendamos que fales com o teu professor da disciplina (ou vários se tiveres essa oportunidade) para perceberes se efetivamente tens margem para subir a nota.

Este pedido é feito na escola secundária onde fizeste o exame e tem um custo de 25€ (devolvidos caso a tua nota acabe por subir).

 

2. O que deves fazer enquanto esperas pelo resultado?

Mesmo que tenhas pedido reapreciação de prova e estejas à espera de melhorar a tua nota, deves realizar a candidatura normalmente e tendo em conta as notas que tens atualmente. Caso a tua candidatura dependa mesmo do resultado favorável da reapreciação para acontecer (ensino secundário por concluir ou nenhuma prova de ingresso válida), ainda não te vais poder candidatar. O Juri Nacional de Exames tem 30 dias para se pronunciar sobre a reapreciação requerida!

Embora a 1ª fase de candidaturas de 2022 termine a 8 de agosto e as notas da reapreciação só saiam a 12 de agosto, vais ter um período excecional de candidatura após 12 de agosto para fazeres ou alterares as tuas opções.

 

3. Saíram os resultados. E agora?

Se desceste a nota, lamentámos... mas calma, não está tudo perdido! Podes requerer mais uma vez da decisão do JNE, fala com a secretaria da escola para saberes como! Se não tens grandes certezas do que vai acontecer, podes sempre inscrever-te e ir à 2ª fase de exames e tentar melhorar a tua situação!

Ora bem, se subiste a nota, parabéns! Para além de poderes usar essa nota nessa fase, devolvem-te os 25€.

As notas são atualizadas automaticamente, por norma! Recomendamos que peças uma nova Ficha ENES na mesma, mas é só para garantir que as tuas notas foram atualizadas.

Tens um prazo especial de três dias úteis, 72 horas, desde a afixação dos resultados da reapreciação para realizar ou alterar a tua candidatura ao ensino superior na mesma fase, tendo em conta as notas atualizadas.

 

Para saberes o prazo para este ano letivo podes ver o Calendário Nacional de Acesso ao Ensino Superior.