Queres fazer a diferença na área social? A Licenciatura que procuras está em Penafiel!

30 junho 2020

Há uma nova Licenciatura no ISCE Douro! A Licenciatura em Educação Social, é a nova formação superior disponível - cujas candidaturas abrem já a 1 de julho - que surge ajustada às necessidades atuais e aos novos desafios do setor social.

 

Em Portugal, a economia social apresenta um grande potencial.

Seja em termos da representatividade que já possui, pela criação de novos empregos, por potenciar o crescimento económico mesmo em tempos de crise ou, ainda, por ser um fator de inclusão social, de luta contra a pobreza, de acesso a serviços de qualidade e da aprendizagem ao longo da vida, a economia social é um setor com grande relevância no nosso país.

Talvez não saibas, mas a economia social nacional conta já com cerca de 10.000 instituições que empregam mais de 250.000 trabalhadores, o que representa 5% da população ativa.

 

Ciente da importância crescente da economia social em todo o mundo, que em 2018 representava já mais de 6% do emprego nacional, sendo responsável por cerca de 2,8% da riqueza criada em Portugal, no ISCE Douro decidimos desenvolver esta nova licenciatura.

O objetivo é simples: formar técnicos da área social que possam dar resposta aos desafios da economia social e que laborem nas diferentes organizações. Acima de tudo, permitir que faças a diferença na vida de outras pessoas.

 

A Licenciatura em Educação Social oferece uma formação que vai alavancar o amadurecimento intelectual e humano, através do desenvolvimento de saberes, competências e atitudes essenciais ao desenvolvimento de atividades de intervenção, mediação socioeducativa e comunitária em diferentes quadros sociais.

Conseguimos este desenvolvimento apoiando a integração de pessoas e grupos, promovendo o desenvolvimento da pessoa e da comunidade, a inclusão social e profissional, a responsabilidade cívica e a competência profissional.

 

Além disso, trata-se de uma formação que reforça a aproximação às instituições sociais, o que te proporcionará aulas articuladas com o contexto de trabalho e estágios que te permitam lidar com a pluralidade de exigências educativas e sociais, de acordo com a especificidade de cada contexto de trabalho. Estas valências permitirão a consecução de projetos de intervenção socioeducativa adequados à realidade social escolhida.

 

O curso tem como coordenadora a Prof. Doutora Sílvia Azevedo, também presidente da APTSES, Associação dos Profissionais Técnicos Superiores de Educação Social, e conta com um corpo docente qualificado nas áreas de referência deste Novo Ciclo de Estudos.

 

Esta nova licenciatura, disponível já a partir de setembro no ISCE Douro, em Penafiel, visa apostar na qualidade e garantir a mais sólida formação de profissionais de excelência, que farão, sem dúvida, a diferença no panorama social nacional.

 

 

Além de tudo isto, no ISCE DOURO vais encontrar um modelo de ensino que junta o melhor de dois mundos: ensino presencial e ensino a distância.

 

Tendo há muito adotado o sistema b-Learning de formação, os estudantes dispõem de uma plataforma de aprendizagem que permite a gestão do tempo à medida de cada um e o acesso a bibliografia e materiais didático-pedagógicos de forma facilitada e interativa.

 

Tendo já este sistema como base, nesta altura de pandemia em que nos encontramos, os nossos alunos acabaram por ter uma adaptação muito mais facilitada ao sistema de e-Learning a que a situação nos impôs.

 

A person wearing a hat

Description automatically generated

 

Por tudo isto, estamos à tua espera em Penafiel!

As candidaturas abrem já a 1 de julho. Inscrições e mais informações disponíveis em www.iscedouro.pt