Queres desenvolver o teu talento para o negócio? No Politécnico de Setúbal aprendes a inovar desde a primeira aula

17 maio 2023

O ensino superior é o lugar certo para adquirires os conhecimentos e competências necessários para teres sucesso na área de formação escolhida. Mas pode ser muito mais do que isso. No teu futuro, o horizonte é do limite da tua ambição e é, por isso, que o Politécnico de Setúbal aposta, também, num ambiente de inovação, onde florescem ideias com potencial para transformar a sociedade. Que o digam três diplomadas que viram tornar-se realidade a aplicação Adopt4paws, criada para fazer match entre pessoas e animais em risco.

 

Da sala de aula para o mundo

É, muitas vezes, na sala de aula e no contexto de projetos curriculares que grandes ideias saem da cabeça para o papel, fruto do trabalho em equipa e de metodologias de ensino que estimulam a criatividade e o espírito crítico. Depois, para ganharem forma, só têm de encontrar um ecossistema que incentiva a inovação e o empreendedorismo. É isso que o Politécnico de Setúbal procura oferecer aos seus estudantes, de todos os níveis de formação, desde a primeira aula.

É certo que nem todos os estudantes serão empreendedores, mas passar pela experiência de desenvolver, passo a passo, uma ideia de negócio faz deles, seguramente, profissionais mais conhecedores da realidade empresarial que vão enfrentar, assim que concluírem os seus cursos, num mercado altamente competitivo e em constantes mudanças.

 

Transformar uma ideia em realidade

Foi o caso de três colegas da Licenciatura em Marketing, que, em 2021, conquistaram o 3º lugar na fase regional do Poliempreende, concurso nacional de ideias e planos de negócio, quando estavam no 2º ano do curso, na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS), e com idades entre os 19 e os 20 anos.

O projeto premiado nasceu no contexto de uma unidade curricular, onde os estudantes eram desafiados a construir um plano de recrutamento e seleção para uma empresa, real ou fictícia. Perante o desafio, Filipa Gonçalves, Marta Melo e Sandrina Lopes decidiram ir pelo caminho mais difícil e, em tom de brincadeira, propuseram a sua própria empresa, a Adopt4paws, inspirada nas causas que defendiam: o combate ao abandono animal. Assim, desenvolveram a ideia de criar uma plataforma que une pessoas e animais, através da adoção inteligente e do voluntariado em associações protetoras.

O projeto acabaria por ser acarinhado pelos professores, que encorajaram as estudantes a concorrer na fase regional do Poliempreende, organizada pelo Politécnico de Setúbal.

“A passagem pelo Poliempreende foi uma experiência muito enriquecedora e contribuiu para que conseguíssemos desenvolver algumas competências, colocar em prática conceitos de marketing que aprendemos na licenciatura; melhorar as nossas competências de comunicação; estabelecer uma rede de contactos; e ainda participar em diversos eventos dinamizados pelo IPS”.

Filipa Gonçalves, diplomada do Politécnico de Setúbal
Cofundadora da Adopt4paws

 

Um espaço para concretizar ambições

O prémio abriu-lhes também portas para a incubadora de ideias de negócio do Politécnico de Setúbal, a IPStartUp, que foi imprescindível para conseguirem concretizar a ideia. Desde logo, o mentor que as acompanhou neste caminho, o docente Rui Madeira, da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), que as colocou em contacto com outros colegas da área e também com a empresa Albatroz Digital, que se encarregaram do protótipo para a aplicação Adopt4Paws.

“Foi graças à IPStartUp que ficámos a conhecer quais os passos necessários para se montar uma empresa. As tutorias foram bastante benéficas para orientar nas decisões que íamos tomando e, além disso, estar na incubadora permitiu-nos conhecer outros elementos que se revelaram fundamentais.”

Filipa Gonçalves, diplomada do Politécnico de Setúbal
Cofundadora da Adopt4paws

 

Um lugar de destaque no mercado de trabalho

Passados dois anos sobre esta aventura, o projeto encontra-se parado, mas pelas melhores razões. As três colegas terminaram a licenciatura, entretanto, e já se encontram no mercado de trabalho, com outros desafios. Em pausa mas não esquecida, a aplicação Adopt4Paws revelou-se, inclusivamente, um chamariz no currículo das três colegas, na fase de procura de emprego.

“Foi bastante importante ter este projeto no currículo. As empresas mostravam-se sempre muito curiosas e interessadas em conhecer a Adopt4Paws.”

Filipa Gonçalves, Marta Melo e Sandrina Lopes
Diplomadas do Politécnico de Setúbal e Fundadoras da Adopt4paws

 

Também queres desenvolver o teu talento e transformar ideias em negócios? O Politécnico de Setúbal pode ser o caminho certo para ti.

Sabe mais em studyinsetubal.pt