Queres acabar o secundário no estrangeiro? Este artigo é para ti!

2 dezembro 2022

Entendemos a tua frustração!

A imposição de cumprir um ensino secundário no qual estás confinado a uma área de estudos que te reduz a algo menor do que verdadeiramente és. A dificuldade em abraçar novos desafios, novas formas de ser e de teres uma vida para além dos livros e trabalhos de casa.

Principalmente, entendemos a pressão para fazeres parte de um padrão ao qual, eventualmente, sentes que não pertences, ou ao qual até pertences, mas sempre com aquele familiar sentimento: “É só isto? Sou só isto?”.

És uma pessoa curiosa? Gostas de aprender, questionar, debater, argumentar e participar? Queres mudar o mundo à tua volta e fazer a diferença?

E se te disséssemos que os United World Colleges (UWC) podem ser a oportunidade da qual estavas à espera? E que existem bolsas de estudo para atribuir?

Os UWC são uma rede de colégios internacionais que todos os anos acolhem estudantes de todo o mundo para terminar o ensino secundário. Estão espalhados por 18 países diferentes, desde o Reino Unido ao Canadá, à China, Costa Rica e Singapura, passando pela Tanzânia e Itália - e nestes colégios a diversidade está na ordem do dia.

Nos United World Colleges terás a oportunidade de estudar durante dois anos o International Baccalaureate Diploma Programme, um diploma no qual tu escolhes cada uma das tuas disciplinas de acordo com aquilo que te apaixona e interessa. Este é um diploma que dá equivalência ao 12º ano português e que, dado o seu prestígio e reconhecimento internacional, te permite, depois de terminado, candidatar a universidades em Portugal ou em qualquer outro canto do mundo!

O objetivo dos UWC é que te formes enquanto ser humano completo, no qual o desporto, serviço em prol dos outros, artes, línguas e a interculturalidade são parte integrante. E que o faças, e aprendas, junto de colegas de todo o mundo que, com todas as suas diferenças,  cedo verás que são  iguais a ti.

O porquê? Porque os UWC foram criados, num cenário de pós Segunda Guerra Mundial, com a  esperança de que, unindo jovens de todo o mundo num só local, se formem cidadãos do mundo com uma vontade inabalável de fazer cumprir a justiça e estabelecer uma paz duradoura.

Sabemos que temos jovens portugueses cheios de potencial para fazer parte deste movimento. 

Aceitas o desafio?

As candidaturas são anuais e este ano estão abertas até ao dia 23 de dezembro. O comité português tem bolsas para atribuir, de forma a que as tuas condições financeiras não condicionem de forma nenhuma a tua possibilidade de viver esta aventura.

Se tiveres dúvidas, podes acompanhar o dia-a-dia dos alunos portugueses nos diferentes colégios (entre outras coisas) no instagram, website, participar nas diferentes sessões de esclarecimento que temos a acontecer ou enviar um email para  info@pt.uwc.org.

Já sabes, se conheceres alguém interessadx, partilha este artigo com el@s!