Recuso-me a ser inútil em Quarentena! Mais umas ideias!

Redatora com Futuro
24 março 2020

Calma, não é mais um artigo com medidas de prevenção a implementar face ao novo coronavírus – como milhares que já deves ter lido nos últimos dias! E, sim, eu sei que já um artigo sobre isto, mas este serve para te dar mais ideias!

 

O ideal será estruturares o teu dia (sensivelmente) da seguinte forma: 8 horas de descanso, 8 horas de trabalho e 8 horas de lazer.

As horas de trabalho e de lazer podem ser distribuídas alternadamente, e englobar diferentes atividades.

Deves fazer a uma auto-análise para tentar perceber em que horas do dia és mais produtivo, e dedicares-te a tarefas relacionadas com a escola, em parte, nessa altura do dia.

 

Não te esqueças de que não estás de férias, pelo que, mesmo que os teus professores não te tenham indicado trabalho a ser realizado durante este período, podes, tu próprio, tomar a iniciativa de o fazer.

Para além do estudo, podes dedicar-te a outras tarefas. Fazer uma arrumação ao teu quarto é uma boa ideia (e talvez esteja bem a precisar).

Podes selecionar roupas e outros objetos que já não queiras, precises ou utilizes, e que estejam apenas a ocupar espaço, para doar a quem precise. 

Caso não estejam em bom estado, tentar dar-lhes uma nova utilidade. A ideia é só deitar fora o que não estiver mesmo em condições de ser reaproveitado, tudo o resto deve ser reutilizado ou destinado a pessoas que necessitem.

 

Depois de teres tudo organizado, olha a tua volta e pensa: gostavas de mudar alguma coisa em tua casa?

Talvez acrescentar algum elemento de decoração ao teu quarto, ter uma arrumação mais eficiente na cozinha ou no escritório, ou até ter uma pequena horta?

Esta é uma boa oportunidade, e não precisas de gastar dinheiro! Podes aproveitar objetos cujo destino fosse o separador da reciclagem. Deixamos-te algumas ideias, todas elas com latas:

 

1. Suporte para talheres

 

2. Vasos                                                      3.  Suporte para materiais de escrita

vasos.jpg                 Uma imagem com interior, chávena, itens, pequeno

Descrição gerada automaticamente

 

4. Suporte para pincéis                                        5. Lanternas

Uma imagem com chávena, interior, café, mesa

Descrição gerada automaticamente         Uma imagem com exterior, chávena, mesa, sentado

Descrição gerada automaticamente

Nota: Todas as imagens foram retiradas do Pinterest.

 

A diferença entre passar o dia inteiro a ver séries/filmes, ou reduzir as horas que o fazemos para depois de termos feito outras tarefas, é que serão muito mais prazerosas. Vamos sentir como uma compensação após o esforço de um trabalho realizado. E, também, porque - acredites ou não - a Netflix cansa!

Quanto mais diversificares as formas de ocupares o teu tempo, menos entediado e ansioso te irás sentir. Estimular a tua mente é importante para que não te sintas stressado.

 

No limite caso tenhas vizinhos, idosos, familiares que precisem de alguma coisa, disponibiliza-te a ajudá-los, e, ao deslocares-te a supermercados, mercearias ou farmácias, não te esqueças de tomar as devidas precauções. Vai ajudar-te a nivelar o stress do isolamento e ajudas alguém no processo!

Respeitar e colaborar com os profissionais que nos continuam a assegurar os bens essenciais, é essencial. Para evitar o contacto, telefona para as pessoas que estás a ajudar e, avisa de que vais deixar o que te pediram à porta de casa, para que não haja possibilidade de contágio.