Qualidade da UBI conquista cada vez mais alunos

As condições de estudo e investigação têm convencido cada vez mais estudantes. Nesta altura, são mais de 8.000 aqueles que se formam numa academia com um ambiente estimulante e cada vez mais internacional.

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a preparar o próximo ano letivo mantendo a aposta nas características que a têm tornado uma academia de referência para os estudantes nacionais e internacionais: oferta de cursos que respondem aos desafios profissionais dos diplomados, ensino, investigação e condições de estudo de excelência. Tudo isto acompanhado de um ambiente académico único, vivido numa cidade moderna, com elevada qualidade de vida e custos de vida acessíveis.

 

Esses são alguns dos argumentos que fizeram da UBI a preferida de milhares de alunos e que contribuíram para atingir, no último ano letivo, o maior número de estudantes da sua história: 8.300 nos vários ciclos de estudos, com cerca de 20% de estudantes estrangeiros.

 

Para 2021/2022 foi renovada a oferta formativa ao nível do 1.º Ciclo/Licenciatura em Engenharia Aeronáutica e 3.º Ciclo/Doutoramento, com a reabertura de formações nas áreas de Arquitetura e Psicologia.

 

Nos restantes, mantém-se a qualidade reconhecida aos cerca de 100 cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento de Artes e Letras, Ciências, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas e Engenharia.

 

Todos eles devidamente acreditados pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior devido à qualidade científica e pedagógica, pessoal docente, investigadores de relevância internacional e instalações como laboratórios ou bibliotecas.

 

Todos estes cursos estão disponíveis para candidatura no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (1ª Fase entre 6 e 20 agosto), no caso das Licenciaturas, e entre 2 de agosto e 3 de setembro e de 27 de setembro a 15 de outubro, nos Mestrados e Doutoramentos. Isto além de outras formas de acesso que podem ser consultadas na página dos Serviços Académicos da UBI.

 

Os que vão chegar encontram uma atmosfera de estudo inspiradora que passa pela grande proximidade entre a comunidade académica e se junta às condições disponíveis como as salas de estudo disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, com zonas de trabalho individual ou de grupo.

 

A dimensão da Universidade gera uma atmosfera acolhedora que promove o sentido de comunidade e facilita a cooperação. Além disso, a presença de estudantes, docentes e investigadores de mais de 80 nacionalidades cria um espaço tolerante, cosmopolita e de enriquecimento pessoal.

 

A funcionar numa cidade de média dimensão, oferece um contexto onde os estudantes podem viver livres de muitas preocupações que encontram nos maiores centros urbanos nacionais, como a necessidade constante de recorrer aos transportes urbanos. A deslocação a pé na maior parte dos trajetos ajuda a diminuir encargos financeiros com transportes e contribuiu ainda para a saúde, qualidade de vida e bem-estar. Acolhedora e amigável, a Covilhã dispõe ainda de um conjunto de equipamentos de lazer e desporto que convidam a sair de casa e a aproveitar os tempos livres.

 

Para contrariar as dificuldades financeiras, existe uma ampla rede de residências e cantinas com preços sociais e instrumentos de apoio financeiro que premeiam o mérito e ajudam os estudantes com maiores dificuldades económicas.

 

Os colocados com notas mais altas de qualquer curso podem beneficiar do programa de excelência “+UBI” e há ainda bolsas de ação social do Estado, as +Superior, e de autarquias, a que se somam o Fundo de Apoio Social e o Programa Ser Solidário, criados para suprir necessidades imediatas.

 

A internacionalização da UBI passa ainda pela participação ativa no projeto Universidades Europeias, financiado pela Comissão Europeia, que visa redesenhar o sistema de Ensino Superior na União.

 

Por ser uma das academias fundadoras do consórcio UNITA - Universitas Montium, permite aos seus alunos aprender em outras universidades, através de um modelo de intercâmbio inovador partilhado com a Università Degli Studi di Torino (Itália), Universidad de Zaragoza (Espanha), Université Savoie Mont Blanc (França), Universitatea de Veste din Timisoara (Roménia) e a Université de Pau et Des Pays de L’Adour (França).

 

Um projeto que envolve alunos, docentes, investigadores e colaboradores, subordinado a valores como o desenvolvimento pessoal, a inclusão, a responsabilidade social, a participação democrática, a sustentabilidade e o conceito europeu de universidade.

 

Fatores que continuarão a fazer da UBI, nos próximos anos, um exemplo de inovação nas missões de ensinar, investigar e formar profissionais e cidadãos mais capazes de lidar com os desafios da atualidade.