Tudo o que precisas de saber sobre Pré-requisitos!

1 março 2024

A cada dia que passa, estás cada vez mais perto da tua candidatura ao ensino superior. Mas, antes de te candidatares, há algumas questões fundamentais a ter em conta e que podem ser indispensáveis para que a tua candidatura seja bem-sucedida. Este artigo vai ajudar-te a desvendar os mistérios dos pré-requisitos.

Primeiro de tudo precisas de saber que existem pré-requisitos de dois tipos: de aptidão e de matrícula. Encontras informação sobre ambos mais abaixo! Se preferires esclarecer uma dúvida especifica, podes sempre utilizar esta tabela e ires direto para lá!

O que é isto dos Pré-Requisitos?!

Como já sabes, existem os pré-requisitos de aptidão e de matrícula - procedimentos essenciais e obrigatórios em alguns cursos para te poderes candidatar e/ou frequentar. Mais abaixo vamos explicar cada um deles, mas pare te enquadrares mais facilmente, pega lá um vídeo para te ajudar a perceber para que servem e como funcionam:

 

Como é que sei se o curso exige pré-requisitos de aptidão ou matrícula?

Depois de uma pesquisa de cursos no nosso portal, entre outras informações, a coluna de observações diz-te através das letras "PR" se o curso te obriga a realizar pré-requisitos. Ao passar o rato por cima destas letras, vais ter informação sobre o grupo e a natureza destes pré-requisitos. Poderás ver aqui quais os grupos e a que provas correspondem.

Se preferires, podes ainda ver os Pré-Requisitos organizados por Grupo com os respetivos cursos em baixo.

 

Pré-Requisitos de Aptidão: como tudo funciona?

Para te candidatares a alguns cursos, podes ter que validar aptidões de condição de natureza física, funcional, artística ou vocacional através dos pré-requisitos. Cabe às instituições de ensino superior decidir que cursos te pedem pré-requisitos e de que natureza são.

As provas das aptidões descritas acima serão realizadas antes da candidatura, em duas chamadas. Vais ter de te deslocar à instituição para a qual te pretendes candidatar e prestar estas provas. Para comprovares a aprovação neste tipo de pré-requisitos, vais ter a Ficha Pré-requisitos, que é emitida pelas instituições de ensino superior. Nesta ficha, terás um código de ativação que vai servir para, no momento da candidatura, comprovares a sua aprovação.

Antes que comeces a entrar em parafuso sobre o que tudo isto significa, vê o nosso vídeo que explica tudo:

 

Estes pré-requisitos podem, dependendo da sua natureza, ser de seleção, seleção e seriação ou apenas de seriação dos candidatos.

Os resultados dos pré-requisitos de seleção são expressos em “apto” ou “não apto” no que se refere ao grupo C, grupo H, grupo I e  grupo K.

Os resultados dos pré-requisitos de seleção e seriação são expressos em "apto" e "não apto" também, mas têm uma componente adicional para quem for considerado "apto". Esta componente adicional serve para seriação e é uma nota compreendida entre 100 e 200 pontos. Estes pré-requisitos referem-se ao grupo R, grupo S e grupo Z.

Enquanto que os pré-requisitos de seriação se expressam numa classificação de 0 a 200 pontos, podem influenciar a tua Nota de Candidatura e é referente ao grupo M.

 

Datas e prazos importantes para as provas de aptidão:

Prazo

Ação a realizar

De 4 a 22 de abril

Inscrição para a realização da época normal da avaliação dos pré-requisitos

Até 24 de junho

Realização dos pré-requisitos – época normal

Até 11 de junho

Comunicação à CNAES da intenção de realização de uma época especial do processo de avaliação dos pré-requisitos

Até 8 de julho

Certificação dos pré-requisitos - época normal

Datas a propor pelas instituições de ensino superior*

Realização dos pré-requisitos - época especial

Até 22 de julho

 

Certificação dos pré-requisitos - época especial

 


* De acordo com calendário concreto a fixar pelas instituições de ensino superior que exigem pré-requisitos.


Pré-requisitos de matrícula: quais são os documentos que tenho de entregar?

Primeiro de tudo precisas de saber que existem pré-requisitos de dois tipos: de aptidão e de matrícula. Antes de fritares a pipoca por causa dos atestados médicos e da marcação de consultas e tudo o mais, vê este vídeo onde explicamos tudo:

 

Os pré-requisitos de matrícula são comprovações documentais, como atestados médicos, que vais ter de entregar no ato da matrícula, apenas se ficares colocado. Estes pré-requisitos referem-se ao grupo A, grupo B, grupo D, grupo E, grupo F e grupo Q.

Deves verificar qual é o grupo exigido pelo teu curso, imprimir o documento, levá-lo a um médico para validar e depois entregar no ato da matrícula.

Este tipo de pré-requisitos não implicam a realização de provas de aptidão, mas podem ser condição essencial para te poderes matricular na instituição. Caso falhes a apresentação destes documentos, a instituição poderá bloquear a tua matrícula e se não conseguires entregar a declaração em tempo útil, poderás perder a vaga.

 

Quais são os grupos de pré-requisitos equivalentes?

Nos pré-requisitos de aptidão, os únicos grupos equivalentes são o C e o H. Enquanto que nos pré-requisitos de matrícula, são equivalentes os grupos A e B e os grupos E e Q (apesar de não serem provas de aptidão funcional e/ou física, são uma validação médica de robustez). 

Posso ir à segunda chamada se faltar à primeira?

Se precisas de pré-requisitos de aptidão, a 1ª chamada é muito importante! Só podes ir à 2ª chamada, se justificares a razão de falta à 1ª chamada, e esta 2ª chamada só abre se as instituições de ensino superior acharem conveniente. A 2ª chamada não pode também ser utilizada para melhoria ou se foste considerado “não apto” na 1ª chamada. 

As provas têm validade para serem usadas em qualquer instituição?

Quando fizeres uma destas provas de aptidão numa instituição, essa prova vai ser válida para todas as instituições e cursos que a exijam. Não precisas de ir fazer novamente só porque te vais candidatar a um curso/instituição diferente.

 

Para teres acesso a todos os pormenores específicos, podes consultar a Deliberação da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, que será publicada em Diário da República, em breve.