Pensamento estratégico, o teu aliado em qualquer decisão!

Gestora Estratégica de Comunicação - Inspiring Future
15 janeiro 2024

Agora que estás a chegar à reta final do Ensino Secundário, já sabes qual será o teu próximo passo? 😉

 

Nada de escolher ao calhas! Assume as rédeas da tua decisão e segue as várias fases do processo:

1) Autoconhecimento: Reflete e descobre quem és e o que queres;

2) Informação Externa: Procura informação sobre as várias opções que tens à tua disposição;

3) Pensamento Estratégico: Recorre a um pensamento estratégico que te permita definir o melhor caminho para alcançares os teus objetivos.

 

Hoje vamos focar-nos neste terceiro aspeto, o pensamento estratégico.

 

Quando te dizemos que deves manter um pensamento estratégico ao longo do teu processo de tomada de decisão, o que te estamos a dizer é que não deves olhar para esta decisão como apenas mais um passo na tua vida. Deves sim, olhar mais à frente, para conseguires ver o que vem a seguir. 👀

 

De tal modo que, a pergunta à qual deves dar resposta é: qual é a vida que quero ter no futuro e não, qual é o curso que quero tirar agora.

 

Nesse sentido, o que te recomendamos é que comeces por definir os teus objetivos e, já numa segunda fase, procures o caminho mais rápido, mais fácil ou mais seguro para chegares até lá. 💪

 

O curso é um dos muitos passos que darás rumo ao teu futuro. É bem provável que exista até, mais do que um curso, que te permita alcançar os teus objetivos.

 

Se ainda não sabes quais são os teus objetivos, também não precisas de te preocupar. Vamos agora mesmo apresentar-te uma metodologia, que te vai ajudar a defini-los. 🤩

 

Esta metodologia chama-se "objetivos SMART", sendo que, cada letra da palavra SMART, dá vida a uma das características que os teus objetivos devem ter, para estarem bem construídos:

 

🟡 S – (Specific/Específico)

O teu objetivo deve ser específico e concreto porque, se for demasiado vago, será difícil perceberes o que terás de fazer para o atingir.

 

🟡 M – (Measurable/Possível de medir)

É importante quantificares o teu objetivo, caso contrário, não conseguirás medir o teu progresso ao longo do processo, nem avaliar os teus resultados já numa fase final.

 

🟡 A – (Achievable/Alcançável)

É necessário que o teu objetivo seja possível de alcançar e que esse resultado só dependa de ti. Se definires objetivos demasiado ambiciosos ou inatingíveis, podes vir a sentir frustração ao longo do processo, por perceberes que não te estás a aproximar do resultado desejado.

 

🟡 R – (Relevant/Relevante)

O objetivo que definires deve ser importante para ti. Só assim terás motivação para desempenhar todas as tarefas necessárias à sua concretização.

 

🟡 T – (Timebound/Limitado no tempo)

Tens de conseguir estabelecer um prazo limite até ao qual podes atingir o teu objetivo. Desta forma, consegues organizar-te melhor e dividir as tarefas que tens de executar ao longo do tempo, sem cair numa espiral de procrastinação.

 

Agora que já sabes como definir os teus objetivos, resta-te defini-los e, depois, relacioná-los com os cursos que podes vir a seguir.

 

Nesse sentido, o que te recomendamos é que penses nos cursos que te interessam, escrevas as saídas profissionais que te oferecem e penses no impacto que poderás ter no mundo, caso consigas exercer cada uma dessas profissões. 😊

 

Por fim, olhas para o impacto que sabes que gostavas de ter no mundo e para os objetivos que definiste inicialmente. Desta forma, conseguirás perceber qual é o curso que está mais alinhado com os teus objetivos. Faz-te sentido?

 

Se precisares de ajuda ao longo de todo este processo, já sabes, estamos sempre à distância de uma mensagem ou de um email! 😎