Ouvir música durante o estudo? Mostramos-te as escolhas mais produtivas!

Redatora com Futuro
17 dezembro 2021

Muitos de nós não gostam de estar em silêncio durante as longas horas que passamos com a cabeça nos livros. Mas nem sempre é fácil encontrar o balanço entre tornar o teu estudo num bar de karaoke ou de adormecer ao som das baleias. É por isso que hoje te trazemos sugestões todas cientificamente comprovadas, para que vejas qual delas resulta melhor contigo!!

Vais encontrar aqui várias possibilidades para o teu estudo, mas é importante que percebas que vai sempre depender dos teus gostos e de ti. O melhor método de estudo é o que funciona para ti, não há receitas mágicas! Tens de ir experimentando várias possibilidades até chegares à receita que te dá mais concentração e produtividade.

 

Músicas que incluem sons da natureza

Investigadores do Rensselaer Polytechnic Institute descobriram que músicas com sons da natureza otimizam o estudo. Estas músicas ajudam não só a melhorar a concentração, como a melhorar o estado de espírito. Os especialistas indicaram ainda que este tipo de musica ajuda o sistema cognitivo a estar mais atento e, por isso, menos distraído com o meio à sua volta. Pode ser música com elementos como o som da água, do mar ou de pássaros. Esses elementos vão proporcionar um ambiente de estudo mais tranquilo e mais produtivo. 

 

Músicas de que gostas

Ouvir música de que gostas durante o estudo pode fazer-te sentir melhor. Teresa Lesiuk, uma professora no programa de terapia musical da Universidade de Miami descobriu a importância da escolha pessoal das músicas. Nas suas investigações percebeu que as pessoas que ouviam as músicas do seu gosto, completavam as suas tarefas de forma mais rápida e, ainda, eram aquelas que desenvolviam novas ideias. Isto porque a música, especialmente aquela que gostamos, afeta o nosso humor e quando estamos num humor positivo, mais facilmente estamos abertos a novas ideias. Já podes dar esta explicação quando te apanharem a ouvir heavy-metal (ou funk) durante o estudo! 

 

Músicas que não conheces

Sim, é um pouco o oposto do ponto anterior, mas cada pessoa reage de forma diferente em relação à música que ouve durante o estudo e se até agora nada parece resultar para ti, talvez seja esta a tua melhor opção. Investigadores da Universidade Católica de Fu Jen defendem que a música de que gostas muito ou de que não gostas nada pode causar distração durante o estudo. Por isso, as suas observações demonstraram que a música que não conhecemos elimina esse fator de distração e aumenta a concentração. Quem sabe encontras novas músicas para a tua playlist!

 

Músicas instrumentais 

As letras das músicas podem-nos facilmente distrair. De acordo com um estudo da Cambridge Sound Management, não é a música em si que é a culpada da nossa falta de produtividade, mas sim as letras das músicas. Isto porque algumas letras obrigam-nos a desligar a atenção daquilo que estávamos a fazer para tentar perceber o seu significado. Por isso estes investigadores recomendam músicas instrumentais, especialmente, para os dias em que tens aquele exame importante ou que a concentração tem de ser máxima.

 

Músicas em volume médio 

Sim, o volume interessa para a concentração. Estudos nas Universidades de Illinois, British Columbia, Virginia, entre outras, vieram a mostrar que ouvir música num volume moderado é o volume ideal para atingir um pensamento criativo. Os estudos revelaram, ainda, que ouvir música muito alta diminui a capacidade do cérebro de processar informação, e por isso, torna o estudo menos produtivo e mais suscetível a distrações. Por isso, já sabes qualquer música que escolhas ouvir durante o teu estudo, não acordes os vizinhos!

Artigo inspirado em “The Best Music to Listen to For Optimal Productivity, According to Science”