Os serviços digitais que vão melhorar o teu estudo!

4 setembro 2023

Recém estudante universitário(a)? Parabéns e bem-vindo(a) ao novo mundo do Ensino Superior! Pronto(a) para esta jornada incrível que te espera?

Admitimos desde já que a vida de estudante nem sempre é fácil. Vais ter vontade de estar em todo o lado e de conhecer pessoas novas, imensos trabalhos para entregar, pressão familiar, as decisões do futuro, a incerteza do que vem a seguir… passa-se tanto, ao mesmo tempo, que podemos perder o foco do que realmente é importante: acabar o curso!

Tu, tal como todos os teus colegas da nova geração, representam milhares de sonhos e planos, cabendo aos estudantes mostrar que têm competências inigualáveis e que não querem ser subestimados. Se concordas com esta frase, continua a ler porque temos a solução para (alguns) dos teus problemas!

Nós somos a FCCN – a Unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Temos como objetivo acelerar a tecnologia para o conhecimento e, desta forma, facilitar o teu percurso académico e.

Disponibilizamos serviços tecnológicos (gratuitos!) que nunca te deixam sozinho. Curiosidade: fomos pioneiras na implementação da Internet em Portugal e agora vamos estar ao teu lado no arranque deste ano letivo!

Queres marcar diferença no teu percurso académico e colocar a tua Instituição de Ensino Superior nos primeiros lugares de inovação? Então conhece os nossos serviços e garante que estão presentes no teu Campus:

  1. Eduroam: Wi-Fi em grande escala, permanente e seguro em todo mundo. Acede com o Login da tua Instituição de Ensino e, para qualquer Campus que vás (em Portugal ou em mais de 101 países), estás sempre online!

  2. Educast: Grava e assiste às tuas aulas, eventos, seminários e workshops preferidos. Podes ver mais tarde a qualquer hora e em qualquer lugar.

  3. Filesender: Partilha ficheiros de grande dimensão de forma segura: informação, apontamentos e trabalhos com os teus colegas & professores! Transferências à tua medida: envia 100gb de documentos até 100 destinatários!

  4. NAU: Enriquece o teu currículo com cursos online. Estão à distância de um click e podes aprender a partir de qualquer lugar. Já não tens desculpas, evolui na tua formação!

  5. pt: Descobre que informação está arquivada na Internet e sites web preservados desde 1996… encontras esses websites e consegues navegar no passado comalta-qualidade.

  6. b-ON: A tua biblioteca do conhecimento online. Acede a artigos científicos e ebooks publicados em editoras internacionais. Começa hoje a tua investigação!

  7. Colibri: Longe, mas perto! Faz videoconferências até 300 participantes e marca presença nos teus eventos digitais. Desde uma simples reunião, à realização de trabalhos de grupo, ou à transmissão de aulas, workshops ou webinars, o Colibri assegura que, estejas onde estiveres, estás sempre por perto.

  8. Estúdio: Com 3 câmaras de vídeo em 4K e material profissional Broadcast, já podes dar vida às tuas ideias. O Estúdio permite a produção de conteúdos audiovisuais de alta qualidade e oferece um espaço com equipamento avançado para a produção de conteúdos multimédia de cariz educativo, científico, cultural ou artístico, que podes reservar.

  9. RCAAP: A fonte de informação! Esta plataforma vai enriquecer a tua investigação com documentos de repositórios científicos portugueses, em acesso aberto. Pesquisa por palavras-chave e encontra os as publicações científicas sobre os temas que procuras. O RCAAP visa armazenar, preservar e promover o acesso ao conhecimento científico produzido em Portugal. Podes encontrar teses de mestrado, doutoramento e outras publicações científicas em língua portuguesa.

 

Desenvolvemos estes serviços para ti.

Para além de servir as Comunidades Académicas portuguesas e responder às suas necessidades, o nosso objetivo é potenciar a autonomia, a responsabilidade, o espírito crítico e a criatividade dos estudantes.

Dá asas ao conhecimento e vai a servicos.fccn.pt para conheceres o catálogo de serviços que temos para ti. Não fiques para trás!

 

Nós somos a Tecnologia. E tu, o conhecimento.

@fccnpt
#FCCN #TecnologiaParaOConhecimento #Ciência #Digital