Os erros que a malta comete na Candidatura e como evitá-los!

6 julho 2023

Caso não saibas, a Candidatura ao Ensino Superior tem meia dúzia de manhas e na realidade, todos interpretamos as coisas de formas diferentes, portanto, corremos sempre o risco de perceber mal e fazer asneira.

Este artigo vai ajudar-te a garantir que não cometes erros nenhuns!

 

Melhor do que ler é mesmo ver e ouvir, portanto, se ainda não viste, aproveita para ver a nossa Candidatura LIVE para saberes fazer tudo direitinho.

 

1º Erro: não conseguir avançar na parte da Ficha ENES!

Isto é um dos erros mais comuns e é a única parte do formulário onde não vais conseguir avançar se tiveres algum erro ou se a ficha ENES estiver inválida!

O que é que podes fazer para evitar este erro? Certificares-te que copiaste tudo direitinho, exatamente como está na ficha ENES! Convínhamos, se há algo que todos somos bons é a copiar!

DICA: Presta particular atenção à média de secundário para Desporto, à data da Ficha ENES, ao código do curso e garante que escreveste bem o código de ativação!

 

2º Erro: quero ser militar, vou pôr que sim no contingente especial!

Há malta que quer ser militar e que quando vê esta opção vai logo pôr que sim, quando na realidade para entrar na Academia Militar ou através das forças policiais implica que se faça um Concurso Local junto da própria instituição.

O contingente especial para militares é só para quem já fez mais de 2 anos de serviço militar, não é para os wannabe militar!

 

3º Erro e o mais crítico: provas de ingresso em falta ou sem nota mínima!

Já te apareceu “P.I.” com um triângulo e sinal de perigo à frente da opção do teu curso? Cuidado! Isso é um erro e não, não significa “Pode Ingressar” como já nos disseram numa escola.

Esse erro significa que a opção que puseste - apenas esse curso nessa instituição - vai ficar inválida, isto porque não tens os exames necessários ou não atingiste as notas mínimas!

DICA: Apaga essa opção e introduz uma onde tenhas todos os requisitos mínimos garantidos!

 

4º Erro: Carregar "Passo Seguinte" sem ler!

A partir do momento que falamos em cima do 1º erro, a plataforma não bloqueia mais, o que quer dizer que se tiveres um erro ou te falar um requisito - como no caso do 3º erro - vais submeter uma candidatura que terá erros e ficará inválida. O que podes e deves fazer é antes de carregares em "Submeter" garantires que não tens erros nenhuns!

DICA: Podes voltar atrás as vezes que forem necessárias e fazer alterações à candidatura sempre que quiseres, até ao final do prazo.

 

Recomendações extra

  • Verifica sempre que as notas dos teus exames estão corretamente introduzidas e de acordo com a Ficha ENES;
  • Introduz o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior mais próximo de tua casa – este campo serve apenas para estatística e não afeta a tua candidatura;
  • Imprime (ou guardar como PDF) sempre o comprovativo de candidatura – nunca sabes quando é que pode acontecer um erro informático;
  • Vê a nossa candidatura LIVE para saberes exatamente como preencher tudo!