Os cursos menos conhecidos do ensino superior

21 março 2023

Estás quase a terminar o secundário e não sabes que curso escolher? Esquece agora os cursos “tradicionais” e conhecidos e descobre aqueles de que nunca ouviste falar. Aceitas o desafio?

Se és estudante e queres ingressar no ensino superior, provavelmente saberás que existem inúmeras licenciaturas em Portugal. No entanto, nem todas são conhecidas.

De acordo com a DGES, existem ao todo 5260 cursos em Portugal (https://www.dges.gov.pt/guias/indarea.asp). Neste artigo poderás descobrir algumas das licenciaturas menos conhecidas e consequentemente menos frequentadas.

 

Começando pelo Instituto Politécnico de Setúbal, o curso de Tecnologias do Petróleo, pretende formar alunos para a intervenção da indústria do petróleo e do gás, sobretudo na área da produção e refinação. Provavelmente deves estar a perguntar-te: mas quais são a saídas profissionais? Se quiseres enveredar por este ramo, vais estar ligado às engenharias desta área. Poderás seguir Engenharias do Poços ou Reservatórios de Petróleo e de Gás.

Já ouviste falar do curso de Gerontologia? O Instituto de Politécnico de Bragança dispõe desta licenciatura, na qual estudas o processo de envelhecimento do ser-humano numa dimensão biológica, psicológica e social. Por outras palavras, um gerontólogo é um profissional de saúde que se dedica aos cuidados das pessoas mais idosas, focando-se no seu bem-estar e qualidade de vida.

 

Já no Porto existem outros cursos que nunca fizeram parte do teu vocabulário. Conheces o curso de Tecnologias para a Educação STEAM? Só de ler o nome já cansa, eu sei. Os números mostram que talvez não sabias da sua existência. Apenas três estudantes foram colocados no mesmo, deixando disponíveis 22 vagas em 2022. A licenciatura consiste em responder às transformações educativas de caráter STEAM no contexto tecnológico. O que será STEAM? Este “palavrão” é nada mais, nada menos que um modelo educativo que integra o conhecimento das Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Esta área dar-te-á jeito se quiseres ser professor tanto no ensino básico, secundário, como no ensino profissional.

No mesmo instituto, a licenciatura de Enologia também possui poucos alunos. O que te faz lembrar a palavra enologia? Talvez já conheças o que é um enólogo. Caso não saibas não há problema, pois irei já a seguir explicar-te. A Enologia é no fundo um curso associado ao mundo do vinho. A licenciatura tem como objetivo formar profissionais nas diversas dimensões da viticultura e enologia, tanto no setores de produção, como nos setores de comercialização. Portanto, se fores um amante de vinho talvez poderá te agradar este curso. Um enólogo é um cientista do vinho que está presente desde a sua produção até à sua venda para o consumidor.

 

Por fim, trouxe-te um outro curso pouco conhecido e que não chegou a abrir na Universidade do Minho, pela falta de alunos. É a licenciatura de Engenharia de Polímeros, na qual oito vagas foram preenchidas num total de 30. Esta visa dar competências adequadas no desempenho de funções no setor industrial dos plásticos. Formados nesta área, têm o nome de tecnólogos em Polímeros e acompanham todo o processo de fabricação deste material que é utilizado na vida cotidiana.

 

Para além destes cursos, existem muitos outros de que não ouviste falar. A maior parte destes existem em estabelecimentos de ensino situados no interior de Portugal. A pergunta que se coloca é: Na tua opinião, a grande abrangência de cursos no Ensino Superior é positiva?