O sonho: Prepara-te para viver o teu!

Redatora com Futuro
9 maio 2019

Quando Fernando Pessoa dizia que o Homem era do tamanho do seu sonho, eu pensava como é que nós, seres humanos, podemos ser comparados a uma simples palavrinha de 5 letras, mas a realidade é que esta pequena palavra tem um grande significado na nossa vida.

O sonho, e o verbo sonhar, acompanham-nos durante toda a vida, desde crianças quando somos ensinados a imaginar o nosso futuro num castelo cor de rosa; ou então criamos na nossa mente a fantasia sobre sermos o super-herói que vai mudar o mundo, e, ao longo do tempo, essa fantasia não desaparece - apenas se molda conforme a idade.

Sinal do teu amadurecimento, provavelmente vais deixar a ideia do castelo para trás e imaginar uma grande casa, com uma piscina espetacular para poderes dar todas as tuas festas; o batmobile vai ser substituído por aquele carro de última geração e vais mesmo chegar a uma altura em que o teu maior sonho vai ser entrar na faculdade Y no curso X... e, mais tarde, quem sabe um dia ele possa vir a ser seres Primeiro Ministro ou até Presidente da República.

A verdade é que são os sonhos que nos dão a força e a perseverança para continuar e persistirmos no que acreditamos. São eles que nos dão a ambição de chegar mais longe e chegar ao inalcançável; de criarmos o nosso conto de fadas particular ou então o nosso filme da Marvel.

O que eu te estou a tentar dizer é que o sonho de mudar a realidade do seu país levou Malala Yousafzai a ser a pessoa mais jovem à face da terra a ganhar um Prémio Nobel; o sonho da nova era tecnológica fez de Steve Jobs um dos homens mais poderosos do mundo. E tu, estás pronto a ser comandado pelos teus sonhos?