O que têm em comum o sucesso no desporto e no estudo?

Judoca no Projecto Olímpico do Sport Lisboa e Benfica
21 fevereiro 2023
O sucesso académico não depende só do estudo. Há muito em comum entre o desporto de competição e os bons resultados nos estudos. A Inspiring Future convidou o Nuno Saraiva, judoca de 21 anos que integra o Projeto Olímpico do Sport Lisboa e Benfica, a falar-te um pouco sobre a forma como o desporto influencia a sua vida diária. O sonho do Nuno é o Ouro nos Jogos Olímpicos. E o teu sonho, qual é? 

Desde muito novo escolhi aquilo que queria fazer no futuro - Judo.

Talvez também por influência familiar, despertou algo dentro de mim: o sonho olímpico. Sempre que praticava/treinava judo, queria ser o melhor. Havia sempre desafios por ultrapassar. Como eu era dos mais novos do grupo, muitas vezes perdia, pelas diferenças físicas. Mas tinha sempre uma coisa em mente: a visão de que um dia seria o melhor!

Esta é a característica de um vencedor. Quando perde, aprende com os erros, aceita a derrota, e esta serve como motivação para chegar onde tanto quer.

E por que é que vos estou a falar disto? Devem estar a pensar: “Eu nem pratico desporto, não quero seguir carreira nesta área! Eu quero é ter boas notas, para conseguir um bom emprego!”. Embora reconheça que sejam dois caminhos diferentes - académico e desportivo - acredito que as características para se ser bem sucedido são as mesmas. O desporto proporcionou-me um maior autoconhecimento, o que me ajuda a tomar decisões importantes e em momentos decisivos. É aqui que eu consigo superar os meus medos. Quem não tem medos, dúvidas?! Todos nós somos humanos, todos nós temos emoções. Mas cada um escolhe aquilo que quer ser: vítima ou guerreiro. A vítima passa o tempo a lamentar-se por não ter/alcançar aquilo que “quer”; o guerreiro luta incondicionalmente pelos seus sonhos!

E tu, o que queres ser? As respostas estão dentro de ti.

Realidade e desporto: treinamos com amigos, somos guiados pelos nossos mestres (treinadores), mas no momento da competição és tu a lutar pelo teu sonho!