O que têm em comum Gonçalo Portugal, Joana Ramos, Beatriz Cameirão ou Catarina Mestre?

INSTITUTO SUPERIOR DE LISBOA E VALE DO TEJO
17 maio 2021

Se acompanhas o Desporto Nacional, então estes nomes dizem-te certamente alguma coisa. Figuras conhecidas por todos, e ainda que cada uma na sua modalidade, têm mais em comum do que o que poderias pensar.  A Inspiring Future foi falar com eles e conta-te tudo!

 

Gonçalo Portugal, guarda-redes da equipa sénior da equipa de futsal do Sporting,  Beatriz Cameirão, jogadora da equipa sénior do Sport Lisboa e Benfica e apelidada por muitos como uma das grandes esperanças do futebol feminino nacional, Joana Ramos atleta olímpica portuguesa de judo do Sporting Clube de Portugal , e Catarina Mestre, campeã Nacional de piscina curta 50m costas em 2019, e atleta do Clube Natação de Lisboa são 4 figuras de destaque do desporto nacional de 4 modalidades diferentes mas que têm algo em comum; todos escolheram o ISCE para fazer uma Licenciatura em Desporto.

 

Gonçalo Portugal, refere que escolheu o ISCE pela qualidade dos docentes do ISCE. “O corpo docente que compõe a licenciatura de Desporto conta com nomes de destaque em várias disciplinas, o que facilita imenso a nossa aprendizagem.” Na Licenciatura em Desporto do ISCE lecionam figuras de proa de diversas modalidades do desporto nacional como José Jardim (Voleibol Benfica), Hugo Canela (Andebol do Sporting), Hugo Lourenço (Hóquei Benfica) ou como Nuno Dias, ele que é também o treinador de Gonçalo (Futsal do Sporting). E como será que é ter aulas com o seu treinador?  “É sempre um enorme gosto aprender com ele, apesar de trabalhar com ele diariamente quando entramos na sala de aula o momento treinador/atleta passa para Professor/aluno. Que acaba por não ser muito diferente do dia a dia, porque mesmo nos treinos é como se fosse uma sala de aula estamos em constante aprendizagem.” Gonçalo Portugal destaca ainda a flexibilidade de horários “Para alem do facto de podermos ingressar num horário diurno e um noturno, o facto de em algumas semanas as aulas serem disponibilizadas na plataforma sem necessidade de nos deslocarmos ao campus, facilita imenso o acompanhamento das aulas mesmo quando não podemos estar fisicamente presentes em função da participação nas provas nacionais ou internacionais.”

E quando convidado a deixar um conselho a jovens atletas, Gonçalo reforça a importância da formação: “apostem na formação porque é uma mais-valia enorme para o futuro, independentemente do caminho que cada um percorrer é sempre bom ter um plano b para a sua vida”. Também neste aspecto, a Licenciatura em Desporto do ISCE abre várias portas a nível profissional já que que o curso atribui nível I e nível II em 8 modalidades distintas.

 

Já Beatriz Cameirão, a mais nova dos quatro refere que escolheu o ISCE devido ao facto de ser uma instituição pioneira no ensino b-learning em Portugal. E o que quer isso dizer? “Basicamente tenho aulas 3 dias por semana e em algumas semanas tenho aulas disponibilizadas na plataforma o que me permite ter acesso às aulas sem ter que ir ao ISCE, o que é de facto uma enorme mais-valia porque nem sempre é fácil conciliar os treinos bi-diários com os estudos”. E ainda que seja apontada por muitos como uma das mais promissoras jogadoras de futebol em Portugal, refere que não se deixa iludir e que de resto deixa o conselho a todos “investir na formação é o melhor que podemos fazer”.

 

Também Joana Ramos, judoca que acaba de conquistar a medalha de bronze para Portugal em Tiblisi, vitória que quase garante a presença nos JO de Tóquio refere a sua satisfação na escolha feita: “Fui caloira aos 18 anos, numa área e curso bem distantes da minha vocação e aos 38 também, graças ao ISCE, no curso ambicionado, Desporto. Nunca é tarde para investirmos na formação, na evolução e venho a concretizar as minhas ambições graças ao Concurso Especial de maiores de 23 anos, que permite a qualquer pessoa, independente da sua escolaridade, ingressar no ensino superior sem fazer os exames nacionais.

Estudar Desporto era algo que ambicionava, como forma de consolidar 20 anos de alto rendimento e dar uma base científica a toda a minha experiência enquanto atleta e treinadora, estando desta forma já a preparar a minha carreira futura, o que não só me dá tranquilidade, no presente, como entusiasmo, em relação ao futuro.

Numa carreira repleta de sucessões e prestes a participar uma vez mais nos Jogos Olímpicos, a Mais Educativa quis saber como é possível conciliar toda a atividade?

“A carga horária académica dá bem para conjugar com o regime de treinos bi-diários, a plataforma b-learning faz com que possa ter acesso a aulas e aos conteúdos lecionados em qualquer parte do mundo e o facto de o ISCE ser a única IES com Licenciatura em Desporto a funcionar em horário diurno e horário pós-laboral na região da Grande Lisboa faz toda a diferença porque quando, por vezes, não consigo ir à aula da turma diurna, consigo comparecer na aula da turma de pós-laboral.

 

Por fim, falámos com Catarina Mestre, campeã Nacional de piscina curta 50m costas em 2019, e atleta do Clube Natação de Lisboa que ingressou também em 2020 no ISCE. “Já tinha ouvido falar do ISCE e só posso confirmar todas as boas indicações que recebi. É uma instituição onde todos se conhecem e que é uma espécie de segunda família. A proximidade com os docentes faz toda a diferença”. A nadadora que em 2018 fez história ao ser a primeira mulher a ganhar a travessia da Baía de Sesimbra, diz que “o ISCE tem tudo o que é preciso para uma aprendizagem plena em Desporto” destacando também o facto de o campus estar dotado de instalações desportivas, como ginásio, campos polidesportivos e uma piscina é uma mais-valia já que “às vezes quando o tempo aperta faço os meus treinos na piscina” do campus Dr. Augusto Pais Martins, campus educativo onde o ISCE está instalado.

 

As candidaturas para a Licenciatura em Desporto do ISCE abrem a 1 de julho. Até lá podes consultar toda a informação sobre esta e as outras licenciaturas do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo em (Animação Sociocultural, Educação Básica, Educação Social e Gestão Turística) em www.isce.pt  

 

E se quiseres visitar o ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo tens até dia 21 para fazê-lo na ISCE Open Week. Basta que para isso envies um email com a data e hora pretendida para info@isce.pt