O que não te contam sobre o curso de Medicina!

18 dezembro 2023

Sempre tiveste curiosidade em perceber alguns dos mitos que rondam o curso de Medicina? Então vieste parar ao sítio certo!

Ao contrário do que muitos pensam, este curso não é um bicho de 7 cabeças e eu vou provar-te isso mesmo:

 

1. "Estudantes de Medicina não têm vida social" ⛔️

Parece verdade, mas não é! O curso exige trabalho e esforço contínuos. Porém, tal como tantos outros cursos, permite que @s estudantes se envolvam noutras atividades fora da faculdade. Aliás, muitas das vezes é a própria faculdade que organiza atividades e convívios direcionados à comunidade académica. Como tal, é super possível teres uma vida social equilibrada. O segredo está em saberes gerir o teu tempo!

 

2. "Medicina é só para génios!" 🧠

Quer acredites, quer não, não é verdade. O curso de Medicina é muito exigente e implica dedicar uma boa parte do tempo ao estudo, mas não é feito para ser “impossível” de concluir!

A inteligência não define ninguém, portanto, a facilidade com que se conclui o curso depende muito mais da dedicação e do interesse que depositas no que estás a estudar, do que da tua capacidade mágica de compreensão da matéria (aviso já, a magia não existe!).

 

3. "Todos @s estudantes de Medicina se tornam médic@s" 🧑‍⚕️

Esta ideia também não corresponde à realidade… Apesar da maioria d@s estudantes seguir a carreira clínica, há estudantes que optam por outros caminhos. Podem seguir carreiras relacionadas com investigação, ensino, administração hospitalar… Há muitas opções! Portanto, se gostas de Medicina, mas achas que a clínica não é o teu forte, relaxa! Nada está perdido.

 

4. "Estudar Medicina é só decorar" 📚

Mentiria se não te dissesse que é importante teres uma boa memória, mas posso, desde já, garantir-te que, ter uma boa memória, não é suficiente para conquistares um lugar ao sol.

Os cursos de Medicina estão a ser, progressivamente, reestruturados para melhorar e amplificar o conhecimentos d@s estudantes. O objetivo é que compreendam os conceitos em profundidade, ao invés de os memorizarem, temporariamente.

Apesar de, muitas vezes, a matéria ser imensa e parecer não fazer sentido algum, ao longo do curso vais percebendo que aquilo que te “obrigam” a aprender, tem lógica e contribui para o teu sucesso, não só enquanto estudante, mas também enquanto profissional. À medida que vais avançando no curso, vai-se tornando, cada vez mais fácil, integrares toda a informação e atribuíres-lhe um significado!

 

 

Depois desta clarificação, já estás mais aliviad@ ou ainda não estás convencid@?

É claro que, para além destes, ainda existem muitos mais mitos associados ao curso de Medicina que, aos poucos, se vão desmistificando. 😊

É importante teres em consideração que cada estudante tem a sua própria experiência, pelo que é normal que, algumas destas “verdades absolutas” façam, mais ou menos sentido, em função das vivencias de cada um. Ainda assim, enquanto estudante de Medicina, senti que era importante dar-te a conhecer a realidade que se esconde por detrás dos mitos genericamente aceites.  

Queres saber mais sobre o curso de Medicina e sobre todo este percurso? É simples, basta clicares aqui. 👈