O que costuma sair no Exame de MACS? (EM ATUALIZAÇÃO)

12 junho 2021

*Este artigo encontra-se em atualização. Falta a tabela do que saiu nos vários anos desde 2016.

 

O Exame de MACS está mesmo a porta!! Mas não te preocupes, aqui temos umas dicas que te vão ajudar a preparar!

O Exame manteve-se semelhante ao longo dos anos. A matéria que sai é dividida em três tópicos, que vamos analisar meticulosamente.

 

1. Métodos de apoio à decisão

Neste tema, não se registaram casos de itens de dificuldade elevada, variando a classificação média em relação à cotação é de 44%. Habitualmente, é colocado no exame um exercício sobre a teoria matemática das eleições e um sobre a teoria da partilha.

 

Em regra, a cotação destes dois exercícios pode chegar até aos 4,5 valores.

Eis um exemplo:

Da prova Escreta de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, código 835 (IAVE,2018)

 

Para mais exercícios consulta as provas dos anos anteriores, clicando aqui.

2. Modelos matemáticos 

A matéria deste tópico inclui os subtópicos Modelos financeiros, Modelos de grafos e Modelos de crescimento populacional. Portanto, toca a estudar bem! 

Uma análise da Tabela 11 mostra que, em regra, os desempenhos são bastante satisfatórios, sendo a maioria dos itens fáceis ou de dificuldade média.

Nestes últimos anos, em todos os exames sai pelo menos uma questão de Modelos de Grafos, tendo como média de classificação entre 1,5 e 2 valores do exame.

 

Em relação aos Modelos Financeiros e Modelos de Crescimento populacional, por norma, apenas saí um destes temas por exame, porém isso não impede que apareçam os dois, principalmente no tempo de “Covid”, onde há muitas perguntas opcionais, logo este ano é bem provável que coloquem os dois modelos.

 

  

 3. Estatística

Quanto a estatística, a análise dos valores registados permite concluir que a maior parte dos itens que incidem sobre este tema é de dificuldade média.

São exemplos de itens de dificuldade média ou baixa os itens em que se solicita: a construção de uma tabela de frequências; o conhecimento das propriedades da média e as suas aplicações; o desvio padrão ou a construção de um diagrama de barras, partindo do conjunto de dados de uma tabela.

 

Os desempenhos podem ser explicados pelo facto de a estatística ser objeto de lecionação desde o Ensino Básico.

Nos itens que abordam a Inferência estatística, solicita-se, de modo geral, a determinação de um intervalo de confiança para uma média ou uma proporção, ou ainda, a determinação da margem de erro ou da amplitude do intervalo.

 

No tema Modelos de probabilidade, é recorrente que a resolução dos itens envolva a compreensão e interpretação de informação diversa e a mobilização de várias competências, o que pode explicar algumas das fragilidades na resolução dos exercícios pelos examinados.

 

É quase garantido, que um exame de MACS sem o cálculo de uma probabilidade condicionada, não é um exame de MACS, ou seja, em quase 100% dos exames de MACS há probabilidade condicionado, logo vais ter que estudar bem este tema.

 

Por fim, este último exercício:

 

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