O que costuma sair no Exame de Filosofia?

19 junho 2021

É importante que saibas que com a questão das perguntas "obrigatórias" e "opcionais" está tudo diferente, portanto, "Sabe como identificar as perguntas obrigatórias dos exames nacionais!” carregando neste link.

 

Quanto à matéria em si, os temas que saiem mais frequentemente são:

  • 10º Ano
    • 1.1. A rede conceptual da ação
    • 1.2. Determinismo e liberdade na ação humana
    • 3.1.1. Intenção ética e norma moral
    • 3.1.2. A dimensão pessoal e social da ética - o si mesmo, o outro e as instituições
    • 3.1.3. Filosofia política- Robert Nozick & Rawls; críticas do comunitarismo de Micael Sandel
    • 3.2. A dimensão estética - Análise e compreensão da experiência estética
    11º Ano
    • 1.1. teorias não essencialistas, a institucional e a histórica.
    • 1.2. Formas de inferência válida
    • 1.3. Principais falácias2.2. O discurso argumentativo - principais tipos de argumentos e de falácias informais
    • 1.2. Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento
    • 2.3. A racionalidade científica e a questão da objetividade
    • 3.2. Persuasão e manipulação ou os dois usos da retórica
    • 3.3. Argumentação, verdade e ser

Apesar destes serem os temas mais frequentes não deves descurar os outros! Saiem na mesma, embora menos vezes, como podes ver na tabela em baixo.

 

CONTEÚDOS / ANO LETIVO

2016

2017

2018

2019

2020

10º

1ª fase

2ª fase

1ª fase

2ª fase

1ª fase

2ª fase

1ª fase

2ª fase

1ª fase

2ª fase

10º

                   

I - Módulo inicial – INICIAÇÃO À ACTIVIDADE FILOSÓFICA

                   

1. Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar

                   

1.1. O que é a Filosofia?

                   

1.2. Quais são as questões da Filosofia?

           

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1.3. A dimensão discursiva do trabalho filosófico

                   

II - A ACÇÃO HUMANA E OS VALORES

                   

1. A Acção Humana - Análise e compreensão do agir

                   

1.1. A rede conceptual da acção

 

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1.2. Determinismo e liberdade na acção humana

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2. Os valores - Análise e compreensão da experiência valorativa

                   

2.1. Valores e valoração - a questão dos critérios valorativos

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2.2. Valores e cultura - a diversidade e o diálogo de culturas

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3. Dimensões da acção humana e dos valores

                   

3.1. A dimensão ético-política - Análise e compreensão da experiência convivencial

                   

3.1.1. Intenção ética e norma moral

                   

3.1.2. A dimensão pessoal e social da ética - o si mesmo, o outro e as instituições

                   

3.1.3. A necessidade de fundamentação da moral - análise comparativa de duas perspectivas filosóficas

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3.1.4. Ética, direito e política - liberdade e justiça social; igualdade e diferenças; justiça e equidade

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3.2. A dimensão estética - Análise e compreensão da experiência estética

     

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3.2.1. A experiência e o juízo estéticos

     

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3.2.2. A criação artística e a obra de arte

     

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3.2.3. A Arte – produção e consumo, comunicação e conhecimento

         

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3.3. A dimensão religiosa - Análise e compreensão da experiência religiosa

     

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3.3.1. A Religião e o sentido da existência - a experiência da finitude e a abertura à transcendência

     

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3.3.2. As dimensões pessoal e social das religiões

     

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3.3.3. Religião, razão e fé - tarefas e desafios da tolerância

     

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4. Temas/Problemas do mundo contemporâneo

                   

11º

                   

III - RACIONALIDADE ARGUMENTATIVA E FILOSOFIA

                   

1. Argumentação e lógica formal

                   

1.1. Distinção validade - verdade

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1.2. Formas de inferência válida

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1.3. Principais falácias

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2. Argumentação e retórica

                   

2.1. O domínio do discurso argumentativo - a procura de adesão do auditório

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2.2. O discurso argumentativo - principais tipos de argumentos e de falácias informais

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3. Argumentação e Filosofia

                   

3.1. Filosofia, retórica e democracia

                   

3.2. Persuasão e manipulação ou os dois usos da retórica

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3.3. Argumentação, verdade e ser

                   

IV - O CONHECIMENTO E A RACIONALIDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

                   

1. Descrição e interpretação da actividade cognoscitiva

                   

1.1. Estrutura do acto de conhecer

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1.2. Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento

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2. Estatuto do conhecimento científico

                   

2.1. Conhecimento vulgar e conhecimento científico

                   

2.2. Ciência e construção - validade e verificabilidade das hipóteses

               

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2.3. A racionalidade científica e a questão da objectividade

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3. Temas/Problemas da cultura científico-tecnológica

                   

V - Unidade final – DESAFIOS E HORIZONTES DA FILOSOFIA

                   

1. A Filosofia e os outros saberes

                   

1.1. Realidade e verdade - a plurivocidade da verdade

                   

1.2. Necessidade contemporânea de uma racionalidade prática pluridisciplinar

                   

2. A Filosofia na cidade

                   

2.1. Espaço público e espaço privado

                   

2.2. Convicção, tolerância e diálogo - a construção da cidadania

                   

3. A Filosofia e o sentido

                   

3.1. Finitude e temporalidade - a tarefa de se ser no mundo

                   

3.2. Pensamento e memória - responsabilidade pelo futuro

                   

 

 

E é isto! Boa sorte!!