O que acontece se pedir reapreciação de prova?

4 julho 2023

Não estás totalmente satisfeito com os critérios de correção de algum dos teus exames? Sentes que devias ter tido melhor nota? Então a solução pode passar por pedir a reapreciação de prova. Neste artigo vamos explicar-te como funciona e quais as implicações que vai ter no teu processo de candidatura ao ensino superior.

Isto é uma solução que pode ser arriscada, visto que a nota pode subir ou descer com a reapreciação. Portanto, se estiveres confiante e achares que tens mais a ganhar do que a perder, avança! No entanto, se a nota descer, ficas com a nota mais baixa do que aquela que tinhas antes de ir a repreciação!

Se preferires, também fizemos um vídeo para o Youtube que ajuda a explicar tudo!

 

1. Que passos deves seguir na reapreciação?

Primeiro, deves consultar o resultado dos exames no dia em que eles são afixados.

Em segundo lugar, tens dois dias úteis para pedires a cópia dos mesmos.

Por fim, depois de receberes a cópia dos exames, tens dois dias úteis para submeteres a reapreciação - antes de submeteres a reapreciação, recomendamos que fales com o teu professor da disciplina (ou vários se tiveres essa oportunidade) para perceberes se efetivamente tens margem para subir a nota.

Este pedido é feito na escola secundária onde fizeste o exame e tem um custo de 25€ (devolvidos caso a tua nota acabe por subir).

 

2. O que deves fazer enquanto esperas pelo resultado?

Mesmo que tenhas pedido reapreciação de prova e estejas à espera de melhorar a tua nota, deves realizar a candidatura normalmente e tendo em conta as notas que tens atualmente. Caso a tua candidatura dependa mesmo do resultado favorável da reapreciação para acontecer (ensino secundário por concluir ou nenhuma prova de ingresso válida), ainda não te vais poder candidatar. O Juri Nacional de Exames tem 30 dias para se pronunciar sobre a reapreciação requerida!

Embora a 1ª fase de candidaturas de 2022 termine a 8 de agosto e as notas da reapreciação só saiam a 12 de agosto, vais ter um período excecional de candidatura após 12 de agosto para fazeres ou alterares as tuas opções.

 

3. Saíram os resultados. E agora?

Se desceste a nota, lamentámos... mas calma, não está tudo perdido! Podes requerer mais uma vez da decisão do JNE, fala com a secretaria da escola para saberes como! Se não tens grandes certezas do que vai acontecer, podes sempre inscrever-te e ir à 2ª fase de exames e tentar melhorar a tua situação!

Ora bem, se subiste a nota, parabéns! Para além de poderes usar essa nota nessa fase, devolvem-te os 25€.

As notas são atualizadas automaticamente, por norma! Recomendamos que peças uma nova Ficha ENES na mesma, mas é só para garantir que as tuas notas foram atualizadas.

Tens um prazo especial de três dias úteis, 72 horas, desde a afixação dos resultados da reapreciação para realizar ou alterar a tua candidatura ao ensino superior na mesma fase, tendo em conta as notas atualizadas.

 

Para saberes o prazo para este ano letivo podes ver o Calendário Nacional de Acesso ao Ensino Superior.