O mercado de trabalho precisa de conhecer o teu talento!

16 junho 2023

Vais concluir o ensino secundário e estás a pensar qual o caminho ideal para ti? Já escolheste o curso que queres? Sabes qual é a área de estudo que mais te motiva? Gostas de algo mais prático ou preferes a teoria? Seja qual for a tua resposta, acima de tudo, o que mais ambicionas é uma formação superior que valoriza o teu talento, e que te permite estar em contacto permanente com o mercado de trabalho. Certo?

 

É a pensar em ti, e na tua ambição, que o Politécnico de Setúbal (IPS) constrói os seus cursos. Afinal de contas, não é por acaso que se mantém, há vários anos, no topo da empregabilidade do Ensino Superior Politécnico, com uma taxa de 96,6%. Este é o resultado de uma preocupação constante com o sucesso profissional dos seus estudantes/diplomados. E tudo começa na forma como são desenhados os cursos, a maioria deles com estágio curricular incluído, e na formação em contexto real de trabalho, em estreita articulação com os empregadores.

 

Adicionalmente, fora da sala de aula, o Politécnico de Setúbal tem várias iniciativas que permitem aproximar os estudantes do mercado de trabalho e adquirir as soft skills que fazem toda a diferença.

 

Passaporte para o Emprego

Aqui, o foco principal é o desenvolvimento de competências transversais, como a comunicação interpessoal, o networking, o marketing pessoal e digital, o pensamento crítico e o trabalho em equipa e em contextos multiculturais.

 

Ao longo de cada ano letivo, os estudantes e diplomados do IPS participam em seminários, workshops, conferências, programas de mobilidade internacional, entre outras iniciativas que abordam diversas temáticas, incluindo as diferentes fases de um processo de seleção, da construção do Curriculum Vitae à preparação para as entrevistas de emprego, bem como a presença em redes sociais profissionais como o LinkedIn.

 

As atividades do Passaporte para o Emprego são realizadas, muitas vezes, em colaboração com organizações parceiras e diplomados do Politécnico de Setúbal. Para além de permitir um percurso académico mais rico, os participantes obtêm uma formação complementar que fica registada no Suplemento ao Diploma.

 

Semana da Empregabilidade

Este é um dos maiores eventos de empregabilidade no ensino superior português. Todos os anos, em março, esta iniciativa oferece a oportunidade para interagir, diretamente, com os potenciais empregadores, principalmente através da Feira de Emprego, que conta com a presença de mais de 120 empresas e organizações, em expositor próprio e/ou em sessões de apresentação e de recrutamento.

 

A Semana da Empregabilidade do IPS contempla igualmente conferências, workshops e sessões de networking. Muito procurados são também os encontros “À mesa com…”, um formato mais intimista que possibilita a partilha de conhecimentos e contactos com CEO e diretores de recursos humanos, permitindo aos seus estudantes o esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento das organizações e as competências mais valorizadas por cada uma, em contexto informal.

 

Daqui resultam, anualmente, centenas de candidaturas que se traduzem em estágios, curriculares ou profissionais, e também em oportunidades reais de trabalho.  

 

Programa de Mentoria

Este programa coloca em contacto diplomados, na qualidade de mentores, e atuais estudantes, no papel de mentorandos. Ao longo de um ano, diplomados e estudantes formam equipas, criadas consoante as áreas académicas/profissionais e as necessidades/expetativas do estudante, e encontram-se em várias sessões e em workshops, podendo interagir presencialmente ou online, a qualquer momento.

 

O Programa de Mentoria do IPS dá a conhecer os desafios reais do mercado de trabalho, numa lógica de parceria que permite a troca de conhecimentos, experiências e pontos de vista, bem como a reflexão sobre projetos de vida e de carreira. Desde a primeira edição, em 2017, são centenas de participantes que já beneficiaram desta ligação entre quem conhece o mundo do trabalho e os que estão próximos de lá chegar.

 

Incubadora de Ideias de Negócio – IPStartUp

Estimular a inovação e o empreendedorismo é outra forma de reforçar, e também de diversificar, a empregabilidade. Não só porque se adquirem competências para a criação do próprio emprego, mas também porque passar pela experiência de desenvolver, passo a passo, uma ideia de negócio, fará de cada estudante um profissional mais conhecedor da realidade empresarial que vai enfrentar, assim que conquistar o diploma. Além disso, projetos de empreendedorismo são bastante valorizados pelos empregadores e podem ser um fator de escolha entre centenas de currículos.

 

No Politécnico de Setúbal, existe um espaço próprio para transformares a tua ideia inovadora em realidade. Além do acesso privilegiado a uma rede de mentores e parceiros, a IPStartUp prepara também os projetos empreendedores para concursos como o Poliempreende, que assenta na maior rede de promoção do empreendedorismo no ensino superior. Neste contexto, o IPS conta já com um histórico considerável de prémios nacionais, entre eles três primeiros lugares e três terceiros lugares.

 

Com isto tudo, é claro que o resultado só poderia ser o topo da empregabilidade em Portugal!

 

Queres valorizar o teu talento e ficar por dentro da realidade do mercado de trabalho, desde o primeiro ano? O Politécnico de Setúbal pode ser o caminho certo para ti.

 

Sabe mais em studyinsetubal.pt