Novatos universitários, nada temam: Licenciados e finalistas confidenciaram-nos conselhos para o sucesso garantido

Redatora com Futuro
18 agosto 2023

Recém-chegados ao ensino superior, aqui ninguém é especialista em ler mentes - mas vai uma aposta que até sabemos o que vos tem tirado o sono? Quando entramos na faculdade, aterrorizam-nos os 3 anos (na maioria dos casos) que temos pela frente. A falta de livros por onde estudar, os testes que agora se chamam frequências, uma cidade desconhecida, uma vida mais independente, a dificuldade de conciliar o sucesso com a vida social... 

Para que não se sintam tão sozinhos no mundo, agregamos uma lista de conselhos sábios que alguns anciões mais experientes que já por aí passaram - e sobreviveram - dariam ao seu “eu” mais jovem e acabado de entrar em solo universitário. Independentemente do curso, há uma ideia que prevalece: no final, já só nos assusta a velocidade a que esses anos passaram e acabamos por nos rir com as preocupações que tínhamos quando pusemos, pela primeira vez, os pés naquela que viria a ser a nossa segunda casa.

Bruna Mota, estudante de Medicina:

Por muito que o início pareça impossível, tu és capaz de superar isso e coisas ainda mais complicadas. Não te assustes com o que corre mal e não te preocupes se não souberes sempre tudo. Dá o teu melhor e segue a máxima: inspira, expira e não pira!

Mélissa Frias, licenciada em Direito:

Relativiza os problemas. Tudo se resolve, a bem ou a mal. A preocupação antecipada não traz benefícios nem resolve nada. Coisas piores vão acontecer na vida, ou já aconteceram.

Sara Ribeiro, licenciada em Arqueologia:

Comete os mesmos erros porque foram eles que te ajudaram a chegar onde estás hoje. É com os erros que se aprende e se cresce. Quando estiveres nas escavações, agarra a picareta com força e firmeza e não desistas ao primeiro obstáculo. Ah! E se vens para Arqueologia a julgar que vais escavar dinossauros, estás no curso errado...

Tiago Conceição, mestre em Arquitetura:

Tiago, as melhores notas não são tudo. tenta um equilíbrio e aproveita um pouco mais a vida!

Joana Serra, licenciada em Ciências da Comunicação:

Aproveita a faculdade para explorar o teu eu. É a altura ideal para te conheceres - quando tens mais disponibilidade e vontade.

Raquel Dias da Silva, licenciada em Ciências da Comunicação:

Não te limites a ir às aulas. Faz voluntariado, realiza curtas com os teus amigos só porque sim, cria um blogue ou começa a escrever para um site, o que for… mas certifica-te de que tens actividades extracurriculares. Não só para mostrares que és mais do que uma nota mas sobretudo para cresceres como pessoa e perceberes o que realmente gostas de fazer, no que é que te sentes à vontade e o que é que podes melhorar em ti e no Mundo.

Rita Cavalheiro, licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial:

Ritinha… Não stresses tanto com a quantidade de trabalhos que tens para fazer no primeiro ano, em comparação com o secundário. Com organização tudo se faz e não é preciso andares tão ansiosa. Vai aos jantares de curso! Têm sempre um ambiente porreiro e são esses momentos que vais acabar por guardar na memória.

Rafaël Ferreira, finalista de Gestão:

Não te feches na tua bolha, explora e aproveita as diferenças que podes encontrar, académica e socialmente.

Diogo Pascoal, licenciado em Ciências da Comunicação:

Não tenhas medo. Faz aquilo em que acreditas e o que queres. Agarra o máximo de oportunidades que apareçam. E aproveita porque só acontece uma vez!

Mariana Constantino, licenciada em Teatro:

Vais sair da asa dos teus pais, vais voar, estes anos que se avizinham irão traçar grande parte da tua vida. Entre aulas e estudos, criarás grandes amizades que vais certamente levar para a vida. E as festas? Não podes faltar, porque tudo permanecerá na memória!! Nunca te esqueças de conciliar da melhor forma o convívio com os estudos, porque não queres tornar três anos em cinco ou seis. Vais chorar, rir, querer muito aquele abraço dos pais a que quase não davas importância quando vivias com eles. E é óbvio que tens sempre a comida da mãe, que todos os fins de semana vais levar em tupperwares. Bons tempos se avizinham e creio que irão ser os melhores!!

Daniela Cardoso, licenciada em Desporto:

No fim, vais aperceber-te de que os 3 anos passam num abrir e fechar de olhos e que não podes voltar atrás e revivê-los. Por isso, tira o máximo de cada momento.

Rita Teixeira, licenciada em Ciências da Comunicação:

Não vale a pena stressares sobre ainda não saberes o que queres fazer com o curso que ainda agora começou. Vais ter tempo para decidir. Aproveita o que a faculdade tem para te oferecer para além das aulas: afinal de contas, precisas de conhecer novas pessoas e sair um bocado da casca e do ninho. Na verdade, quero que não tenhas medo do desconhecido, do futuro. Ou melhor, que não deixes que esse medo te paralise e impeça de agarrar cada oportunidade que valha a pena. E já agora: não faças de leite com cereais o teu jantar tantas vezes - agora somos intolerantes à lactose e a culpa é tua! Sê inteligente e aprende a cozinhar antes de nos mudarmos sozinhas para outra cidade, vá, trata disso. E começa já a poupar para Erasmus, se quiseres ir - o dinheiro não vai aparecer plantado no quintal do teu avô!