Vem fazer parte da Next Generation of Inspirational Leaders!

Instituto Superior de Administração e Gestão
6 junho 2023

Quantas vezes já te perguntaram o que vais fazer depois do secundário? Podes ainda não ter uma resposta definitiva (talvez a encontres durante este artigo), mas é importante que conheças todas as opções ao teu alcance.

O ISAG – European Business School está no Porto há mais de 40 anos e, com tanta experiência a receber estudantes nas áreas do Turismo, da Gestão Hoteleira e das Ciências Empresariais, está totalmente preparado para explicar-te que caminhos de futuro existem para ti.

Depois do secundário, o teu próximo passo pode ser:

  • Uma licenciatura: três anos que vão abrir os teus horizontes, dando-te conhecimento altamente especializado na área que escolheres. Turismo, Gestão Hoteleira, Gestão de Empresas, Management (100% em inglês) e Relações Empresariais são as cinco Licenciaturas que vais encontrar no ISAG – European Business School e, seja qual for a tua escolha, tens sempre garantido ensino prático que vai preparar-te para as reais necessidades das empresas. Tens ainda a possibilidade de estagiar em Portugal ou além-fronteiras, graças às centenas de parcerias que o ISAG-EBS tem pelo mundo. As Licenciaturas dão-te uma qualificação de nível 6 e permitem que prossigas estudos para um Mestrado.

 

  • Um Curso Técnico Superior Profissional: os TeSP duram dois anos, em que 800 horas são passadas a estagiar! As aulas são muito práticas para que rapidamente fiques preparado para começar uma profissão, quando terminares os estudos. O acesso a um TeSP não depende de exames nacionais e, no final, dá-te uma qualificação de nível 5. Mais do que isso, pode dar-te até 50% de equivalências numa Licenciatura do ISAG, ou seja, torna-se mais rápido terminá-la. Contabilidade e Fiscalidade, Gestão e Comércio Internacional, Gestão de Marketing Digital, Gestão de Turismo, Gestão Industrial, Informática e Gestão e Restauração e Bebidas. Apontaste? Boa! É que estes são os TeSP do ISAG-EBS.

Enquanto decides em que direção dás o próximo passo, há fatores muito importantes que devem pesar na escolha tanto da instituição onde queres estudar como da Licenciatura os TeSP que vais fazer. Vamos ver alguns deles?

  • Vocação: o teu curso e a tua profissão de sonho, aquela área que sempre te chamou a atenção e em que te imaginas a trabalhar um dia. Sim, este é um fator muito importante!

 

  • Plano de estudos: pesquisa em que consistem os cursos da tua preferência e vais perceber, por exemplo, que unidades curriculares são mais práticas e se existem estágios integrados. Podes ainda ver quem são os teus futuros professores. No caso do ISAG-EBS, os planos de estudos estão aqui (Licenciaturas) e aqui (TeSP).

 

  • Internacionalização: o mercado de trabalho valoriza cada vez mais as experiências além-fronteiras dos profissionais que contratam. Poder estudar ou estagiar noutros países é um bom exemplo do que uma instituição de Ensino Superior deve proporcionar-te! No ISAG-EBS, não vais ter de preocupar-te com isso, porque a internacionalização está no nosso ADN, seja a receber estudantes internacionais no nosso campus ou a levar mais longe os estudantes nacionais. Dizemo-lo muitas vezes: Be Global, Be the Change!

 

  • Ligação ao mercado: quanto mais conheceres as boas práticas aplicadas por empresas e profissionais de referência, melhor preparado vais chegar ao mercado de trabalho. É por isso que, no ISAG-EBS, aplicamos o modelo de ensino In School Business, que traz as empresas para a sala de aula, através de seminários, workshops ou análise de estudos de caso, por exemplo. Tens as portas abertas ao mercado, só falta dares um passo em frente!

 

  • Empregabilidade: “mas esse curso dá emprego?” – se ainda não ouviste esta pergunta, vais ouvir, acredita. Por isso, é melhor teres esta resposta pronta: sim, até porque no ISAG-EBS, a taxa de empregabilidade é de 95%.

 

  • Atividades extracurriculares: num campus, há muito mais a acontecer para além das aulas e também aí podes enriquecer o teu currículo. No ISAG-EBS, podes, por exemplo, atuar na área da Investigação, participando enquanto junior researcher em vários estudos desenvolvidos em conjunto com os docentes. Se espreitares o nosso Instagram, vais ver muitos outros exemplos das atividades que desenvolvemos diariamente!

 

  • Soft skills: criatividade, gestão de equipas, de tempo e até de situações de stress. Estas são algumas competências, em conjunto com os conhecimentos académicos, as empresas procuram. Vais descobrir que as instituições de Ensino Superior têm algumas plataformas de promoção destas soft skills e que, para o ISAG-EBS, esta é uma área fundamental. Já criámos vários projetos dedicados ao desenvolvimento de competências pessoais e ao bem-estar da comunidade académica.

 

  • Vida académica: a pandemia pode ter alterado muitos planos, mas escolher uma cidade com forte tradição académica, como o Porto, pode marcar o teu caminho no Ensino Superior e dar-te memórias para relembrar para sempre!

Se o que gostavas mesmo era de ouvir na primeira pessoa a experiência de quem já passou pela mesma escolha que estás prestes a fazer, temos a solução para ti!

O ISAG – European Business School criou o The Next Step Show, em que alunos e alumni contam como está a ser ou como foi a sua passagem pelo Ensino Superior. Todas as quartas-feiras, podes ouvir um novo episódio aqui.

Ouve ainda o The Next Step Talk, com convidados muito especiais que vão inspirar-te com o seu exemplo de vida! Os pilotos Miguel Oliveira e José Pedro Fontes, Roberta Medina e Rui Unas foram os entrevistados que partilharam com o Daniel Fontoura (da RFM e alumni ISAGE-BS) os seus marcantes percursos.

Ficaste curioso sobre o ISAG – European Business School? Então, faz-nos uma visita…sem sair do lugar. Basta clicares aqui para acederes à experiência virtual que vai apresentar-te todos os (re)cantos da instituição que pode ser a tua segunda casa nos próximos anos.

E tu? Vens fazer parte da mudança?