Nem só de aulas se faz a universidade!

20 julho 2022

Tão importante como escolher uma licenciatura, é escolher as experiências que se tem fora da sala de aula. São essas experiências que nos permitem desenvolver competências não técnicas ou transversais (as chamadas “soft skills”) que são extremamente importantes para a nossa vida, pessoal e profissional.

Quando aliadas ao conhecimento técnico (o tal que aprendemos dentro da sala de aula), são estas características e capacidades que nos destacam dos demais e nos tornam únicos naquilo que fazemos e, acima de tudo, na forma como fazemos, no contexto profissional.

Pela mão dos alunos da Nova School of Business & Economics (Nova SBE) nasceram mais de 35 Clubes de Alunos, alguns dedicados a áreas mais técnicas, como é o caso do NEC (Nova Economics Consulting Student Club) ou o Nova Junior Consulting Club (que funciona como empresa de consultoria na área da Gestão estratégica) ou mesmo o NOMA Marketing Consulting Student Club. E ainda outros Clubes com vertentes mais desportivas ou sociais, como é o caso do surf, remo, atletismo ou mesmo música, bem-estar ou gastronomia, apenas para dar alguns exemplos. A verdade é que a experiência em qualquer Clube permite aos alunos criar um sentido de comunidade e de equipa onde todos aprendem e desenvolvem competências que serão fundamentais para o seu percurso profissional.

Trabalho em equipa, gestão de projetos, gestão orçamental, comunicação, empreendedorismo são algumas das competências possíveis de adquirir ou aperfeiçoar nas atividades ou projetos desenvolvidos nos Clubes, onde cada aluno inspira o outro, onde o futuro se faz partir de sinergias, de experiências reais e de uma vontade enorme de gerar impacto no mundo, como partilha a aluna Matilde Portugal, futura presidente da Nova SBE Students’ Union:

“Estar na Nova é fazer parte de um desafio que nos faz crescer a cada dia. É aprender a estar confortável no desconforto e genuinamente gostar da adrenalina de ser constantemente incitado a crescer e a pensar fora da caixa. A Nova SBE é muito mais do que um campus formidável ou uma escola de grande prestígio. É também um conjunto de alunos com diferentes objetivos, mas com a certeza de que o seu futuro passará pela ambição de chegar sempre mais longe.”

Na Nova SBE somos os primeiros a dizer: “Study hard, play harder” porque acreditamos genuinamente que é na partilha entre os mais de 60% de alunos internacionais, na participação ativa nas inúmeras atividades e eventos da escola e dos Clubes, e na capacidade de ir sempre mais além, que se formam os verdadeiros líderes do futuro. A vontade de aprender, crescer, fazer mais e melhor, inovar, sempre com os olhos postos no futuro, são características dos alunos Nova SBE. E que grande orgulho é podermos crescer enquanto escola, ao lado dos melhores alunos!    

“Há poucos dias ouvi uma colega dizer que estar na Nova SBE é “uma chapada de humildade”, e eu não podia estar mais de acordo. Quando entramos na Faculdade, estamos habituados a ser os melhores da nossa escola. E, de repente, vemo-nos rodeados de todos “os melhores”. E confesso que há dias em que isso pode ser desafiante, mas a verdade é que é extremamente recompensador saber que estamos constantemente rodeados dos melhores e que com eles podemos aprender mais ainda. Que qualquer pessoa à nossa volta tem algo a oferecer e que, inevitavelmente, é impossível ficar indiferente a esse “bichinho da ambição”.  

Matilde Portugal, futura presidente da Nova SBE Students’ Union

 

E é este o espírito Nova SBE! Aprender e crescer com base numa partilha constante... e sim, muitas festas também, sempre com os olhos postos na praia que fica mesmo ali ao lado!

Prontos para se juntarem à Nova SBE?