Natal: O que oferecia um finalista de Economia a um caloiro do mesmo curso?

Editor Inspiring Future
6 dezembro 2021

A derradeira licenciatura que te apresentamos é a de Economia, que cada vez faz mais sentido tirar. Pedimos ao finalista Diogo Baptista para nos contar o que se passa no curso que está agora a terminar. Se queres seguir esta área de estudos, não percas esta oportunidade de conhecer a licenciatura antes de entrares na faculdade!

"Pois é caloiro, o Natal está a chegar. Preparado para a grande época natalícia que aí vem? Já compraste aquelas meias para aquele primo que tu odeias? Pois bem, prepara-te se pensas que esta altura vai ser igual a todas as outras, este ano o Pai Natal traz uma nova prenda só para ti: os Exames. A pior prenda que alguma vez poderias imaginar.

Esquece essa ideia de ficar à frente da lareira por tempos indeterminados, de sair à noite dia sim, dia sim, esquece isso tudo... Este Natal tu vais perceber que tens 5 exames no espaço de 2 semanas e que se quiseres passar a todas as cadeiras, vais ter de dar à sola e trocar todas as festarolas e respetivas ressacas por manhãs, tardes e noites de estudo. Raios, tu até vais descobrir que existe uma ressaca do estudo. Mas não te preocupes que se tudo correr bem e fizeres as coisas como deve ser não tens de te preocupar com recursos, melhorias ou com aquelas décimas que precisas numa pergunta para passares à cadeira.

Eu vou-te dar aqui 3 prendinhas que te vão ajudar nesta caminhada dura e penosa.

A primeira, são os Guias de Exame. Os mágicos, os fenomenais, os imprescindíveis, aqueles que salvam mais vidas que todos os médicos de Portugal. Pois é, tu que andaste a faltar a cadeiras, que não tiras apontamentos nas aulas, que tiras notas mas depois não percebes nada do que escreveste porque ainda estavas a dormir, vais perceber que nunca um monte de folhas pôde ser tão útil na tua vida.

A segunda é um livro: “Getting More”, escrito por Stuart Diamond. E agora pensas tu: “Mas o que é que este gajo está para aqui a dizer?”. Todos nós sabemos o processo difícil e demorado que é o pedincho de nota. Por vezes são as décimas que nos distinguem de chumbar a uma cadeira e de passá-la, por isso é que este livro te vai tornar no Ronaldo da arte de pedinchar (ouvi dizer que nas cadeiras de direito são generosos). Diz lá quem é que é amigo, hã?

A terceira e última é um lugar marcado na biblioteca. Uuui, toda a gente sabe que as épocas de exames são a pior altura para se estar na biblioteca. Ou chegas cedo ou esquece. Existem aquelas pessoas que ouvem música aos berros, as que não param de falar, as que procrastinam, até as que tiram os sapatos e expõem as suas meias todas catitas e podes apostar que a coisa que tu vais desejar ter é um lugar bem longe de toda esta panóplia de personagens!

Espero que com isto tenhas aprendido algo de útil sobre o que vem aí e que te prepares bem, lembra-te de trazer almoço de casa aos domingos para a faculdade (se quiseres podes trazer a almofada também) e de praticares todos os exames que existem para cada cadeira na altura em que vês que não consegues estudar tudo. Desejo-te um Feliz Natal na medida do possível."

Texto do Diogo Baptista, finalista em Economia no ISEG, em Lisboa.