Natal: O que oferecia um finalista de Direito a um caloiro do mesmo curso?

Editor Inspiring Future
6 dezembro 2021

Já arrancou a época natalíca e nunca nos esquecemos de ti! Sabemos que gostas de receber presentes antecipadamente. Portanto, até dia 24 - até aos outros presentes chegarem - podes vir todos os dias ao nosso site ver o que é que os finalistas das diversas licenciaturas ofereceriam aos respetivos caloiros de maneira a que estes sobrevivam ao curso. Começamos com a licenciatura de Direito. Pedimos à Andreia Dias, finalista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa para nos escrever texto que se segue.

Estás a ver o Natal? Aquela altura do ano em que tens de te preocupar com mil e uma coisas. Tens de comprar as prendas para os teus pais, avós, tios, primos, melhores amigos, alguns amigos mais próximos, gato, cão, etc etc etc. Tens de te preocupar em escolher A prenda que queres que te ofereçam. Tens de te preocupar onde vais passar o Natal, na casa da família materna ou paterna. Tens de ajudar a preparar todo aquele monte de comida que costuma estar numa mesa de Natal. E muito mais. Parece muito, não parece? Para alguns! Os caloiros de direito vão ter este ano um Natal completamente diferente. Sabes porquê? Porque têm algo à espreita (E não é o Pai Natal!). São os exames.

Se este é teu primeiro ano, acredito que até chegares ao Natal vais continuar a achar que ser caloiro é a coisa mais divertida de sempre. Como não achar, não é verdade? Conheceste pessoas novas. Viveste uma série de experiências que nunca tinhas vivido: novos amigos, festas académicas… tens uns professores que até são bastante conhecidos, mas não chegaste a ter o Sr. Presidente da República… acontece… tiveste aulas interessantes, menos Direito Romano, que será sempre uma seca.

Agora estás a chegar a dezembro e pensas que vais estar de férias porque vais dispensar tudo. Ok, isso pode acontecer e se isso acontecer esquece tudo o que disse anteriormente, o teu Natal vai ser igual ao de todos os anos. Se não dispensares todas as cadeiras[o novo sistema de avaliação já não o permite], então pronto, estarás perante uma avalanche de exames. E aí não terás tempo para nada do que é próprio do Natal. Mas posso ajudar-te numa tarefa, posso oferecer-te duas prendas. Tendo em conta o que te disse neste Natal, ofereço-te muita paciência, acredita que vais precisar. Sou finalista e, como podes calcular, às vezes já tenho dificuldade em tê-la. E ofereço-te um monte de marcadores e post-its, o verdadeiro kit de um estudante de Direito.

Andreia Dias, Finalista da Licenciatura em Direito [texto originalmente publicado em dezembro de 2016]