Chega de monotonia: exercita o corpo e a mente

Redatora com Futuro
16 março 2022

Inscrição no ginásio feita, mala pronta, cantil na mão e toalha ao ombro, estás pront@ para este novo desafio. Se acreditas que uma corrida pela passadeira e uns agachamentos são os passos certos para o teu corpo fit no verão, já te questionaste sobre o impacto que esse mesmo exercício pode ter na tua mente?

 

Os nossos corpos e os nossos cérebros foram ajustados para atividades de resistência. A verdade é que relacionando o nosso estilo de vida sedentário com o impacto que causa no nosso dia a dia, chegamos à conclusão de que, muito possivelmente, as gerações mais jovens tenham vidas menos saudáveis do que os nossos próprios pais. Assustador não é? Então está na altura se seres detentor do conhecimento sobre o quão essencial é a prática de exercício para o teu corpo e para a tua mente.

 

O teu cérebro torna-se mais ativo

Ao praticares exercício, o teu cérebro vai conseguir mecanizar-se a ele mesmo, dado que uma das formas pela quais os neurónios comunicam é através de pulsos elétricos. Estes, aquando sincronizados, são conhecidos como ondas cerebrais. Neste sentido, podem existir diferentes ondas, caracterizadas pelo número de vezes que oscilam num único segundo, ligadas, por sua vez, ao estado mental e humor de cada um.

Para compreenderes melhor, as ondas de frequência mais baixas ocorrem quando lês um livro ou escovas os dentes. Pelo contrário, as ondas de frequência mais altas ocorrem quando estás acordado e mentalmente envolvido numa atividade que precise de atenção, memória e processamento de informações.

 

Torna-te mais sensível ao que está ao teu redor

Durante o exercício, o teu cérebro vai tornar-se muito mais recetivo às informações recebidas, levando a mudanças mensuráveis na tua visão. Deste modo, os teus sentidos serão intesificados e, portanto, podem fazer distinções visuais mais nítidas. 

 

O teu cérebro reforça os neurotransmissores

Os benefícios da prática de exercício para o teu cérebro podem começar assim que a tua frequência cardíaca comece a aumentar. À medida que a tua respiração se torna mais rápida e pesada, os teus pulmões tentam responder às exigências de oxigénio do corpo em movimento.

E, da mesma meneira que os teus músculos exigem mais energia durante o exercício, o teu cérebro começa também a “devorar” glicose ou outros hidratos de carbono. Deste modo, o cérebro usa parte desse combustível para construir mais neurotransmissores, isto é, os produtos químicos que transmitem mensagens ao redor do teu sistema nervoso.

 

O teu cérebro torna-se mais jovem

O exercício desencadeia a produção de fatores de crescimento que alimentam novos neurónios e ajudam as células existentes a sobreviver, assim como o crescimento dos vasos sanguíneos que podem fornecer esses nutrientes. 

Agora que já sabes a importância do exercício físico para o teu corpo e para o teu cérebro, não te levantes só na pausa do estudo para ir buscar café! Tira pelo menos uma hora do teu dia e luta contra o teu próprio envelhecimento!