Não entrei no curso certo. Devo desistir?

30 setembro 2022

Testemunho de Katarina Serralho

Durante o secundário, sempre achei que queria seguir o curso de Bioquímica. Sempre tive o gosto pela investigação e pelas áreas de Biologia e Química. Então, candidatei-me a Bioquímica em todas as faculdades possíveis. Acabei por receber a melhor notícia de sempre em setembro de 2018. Tinha ficado colocada em Bioquímica na FCUL, na minha primeira opção. 

Lá fui eu - mudei de cidade para seguir os meus sonhos. Posso dizer que inicialmente foi complicado, mas com a ajuda dos colegas da faculdade, dos meus pais e dos colegas de casa, a adaptação foi mais rápida do que estava à espera. Contudo, em novembro começei a perceber que talvez não estaria no curso certo. Senti que não estava a fazê-lo com gosto. Ia para as aulas desmotivada e aos poucos comecei a deixar cadeiras por fazer. Não me conseguia imaginar a trabalhar num laboratório o dia todo, pois sentia falta do contacto com pessoas.

Um dia, decidi que ia desistir do curso. Sentia que se continuasse no curso ia-me desgastar e ia deixar de gostar de certas áreas como Química. Depois de muito pensar e de pesquisar, percebi que o curso de sonho seria Medicina. Contudo, por falta de confiança em mim e com medo do curso pelo facto de serem 6 anos exaustivos, tentei fazer-me acreditar que queria bioquímica.

Assim que desisti do curso, começei a estudar exaustivamente para os exames nacionais. Inscrevi-me nos exames de Biologia e Geologia, Físico-Química A, Matemática A e Português. Além disso, inscrevi-me nas provas de equivalência à frequência das disciplinas opcionais de 12ºano: Biologia e Química. Acabei por me inscrever em quase todos os exames possíveis. Na altura dos exames, foi uma luta complicada. Contudo, não consegui subir as notas o suficiente em certas disciplinas. As minhas notas dos exames já eram altas, mas as minhas opcionais de 12º ano não ajudavam. Bastava ter mais um valor numa delas e já entrava em medicina. É algo que vai-me custar sempre muito! 

Tendo noção que não teria média para Medicina, decidi candidatar-me a Ciências da Nutrição na Nova Medical School, e coloquei nas outras opções o mesmo curso noutras instituições. E adivinhem... fiquei colocada novamente na minha primeira opção - em Ciências da nutrição. Foi a melhor coisa que me aconteceu! A Nova Medical School tornou-se na minha segunda casa e o meu objetivo é continuar lá em Medicina eventualmente.

Apesar de tudo, não desisto do meu sonho. Desafiei-me! Enquanto estou em Nutrição, comecei a estudar para os 3 exames nacionais para fazer melhorias (Matemática, Biologia e Geologia e Física e Química). Admito não tem sido nada fácil, mas quando temos um sonho temos de lutar por ele! Apesar de às vezes ficar um pouco triste por não poder aproveitar a vida académica a 100%, nem me dedicar às cadeiras da faculdade, praxes e todas as atividades extracurriculares do ensino superior, estou muito contente com a minha decisão! Tento encoragar-me dizendo que quando entrar terei isso e tempo para muito mais, uma vez que já terei equivalências.

Este ano está a ser incrível, e devo isso às pessoas que conheci nesta faculdade, desde colegas a professores. Apesar de ter um horário preenchido e de muitas vezes andar a “dormir em pé”, sei que tudo vai ser compensado um dia. 

Sinto que depois deste meu percurso atribulado, vou ser uma melhor profissional no futuro. Acredito que vou dar ainda mais valor quando entrar em Medicina, e nada me vai deitar abaixo porque este meu percurso me ensinou e preparou para os meus desafios de futura médica que há em mim.

O único conselho que posso deixar a tod@s é mesmo para não desistirem do vosso sonho. Pode até correr mal várias vezes, mas o importante é contornar a situação! São estas coisas que nos fazem crescer e um dia sermos melhores naquilo que fazemos!