Melhorar a tua memória: É possível?

Redator com Futuro
7 janeiro 2022

O rendimento não se prende só pelo facto de sermos inteligentes ou não, de termos uma boa memória desde o momento que iniciamos o nosso percurso escolar. Existem formas para melhorá-la tal como melhoramos a elasticidade do nosso corpo na ginástica ou tonificar o nosso corpo no ginásio. No fundo prende-se de trabalhar o nosso cérebro, melhorando a longo prazo a nossa capacidade de ouvir e compreender aquela matéria aborrecida.

Faz exercícios para o cérebro

Jogos de memória, sudoku ou palavras cruzadas da revista da tua mãe podem ajudar-te a exercitar a mente e consequentemente fará com que penses com maior velocidade e melhores a tua memória.

Podes também experimentar outras técnicas mais avançacas como os Palácios de Memória que podem ajudar-te a tornares-te no próximo Sherlock!

Alimenta-te bem

Este ponto é principalmente direcionado para aqueles que começaram o percurso académico há pouco tempo. Evita mais as idas ao McDonald’s, etc. Chocolate preto, peixe, fruta e vegetais e muita água são essenciais no teu dia-a-dia, melhorando a tua performance. O chocolate, por exemplo, libera dopamina, substância química que desempenha funções como a melhoria da memória e da atenção.

Passa o tempo com pessoas que te fazem bem

Pode parecer lamechas, mas passar um determinado tempo com pessoas que tu gostas é um dos melhores exercícios para o teu cérebro. Isso pode ajudar-te bastante e deixar-te bem-disposto para estudar a tarde toda. Além disso, conversar com outras pessoas pode ajudar-te a entender e a processar melhor os teus pensamentos.

Esperamos que este artigo te tenha ajudado! Se não, pesquisa por memória aqui em cima na lupa do site e vais encontrar mais artigos sobre isso!