Estudar Matemática e Aplicações na Universidade da Beira Interior

A Matemática sempre foi uma das áreas privilegiadas do conhecimento humano, quer pela sua própria natureza, quer pela sua potencialidade de aplicação. Mais que nunca, estudar Matemática e as suas aplicações é preparar o futuro.

 Os/as investigadores/as e as empresas das mais diversas áreas recorrem à Matemática para dar resposta a problemas de grande complexidade. Uma formação em Matemática e suas aplicações abre um grande leque de saídas profissionais em áreas como ciências de dados, logística e transporte, telecomunicações, estudos de mercado, banca e seguros, para além da investigação e ensino. Estas carreiras têm sido muito valorizadas e procuradas. Por exemplo, de acordo com o portal Careercast, que anualmente analisa o mercado de trabalho, nas dez melhores profissões de 2021 encontramos cinco da área da Matemática, algo que tem acontecido regularmente nos últimos anos e que ilustra bem o lugar de destaque desta área no contexto laboral atual.

 

ESPECIALIZAÇÃO EM MATEMÁTICA, INFORMÁTICA OU ECONOMIA

A licenciatura em Matemática e Aplicações na Universidade da Beira Interior (UBI) destina-se a todos/as os/as que não rejeitam um desafio, tanto teórico como prático: compreender, formular e resolver problemas fará parte do dia-a-dia. E para quem já sentiu aquele "bichinho" pela Matemática, este curso oferece uma sólida formação nesta área, tanto na sua vertente mais fundamental como nas suas aplicações.

 Nesta licenciatura existe a possibilidade de se obter um diploma adicional com uma especialização em Informática ou em Economia. O plano de estudos engloba um conjunto de disciplinas opcionais, criteriosamente escolhidas, que permitem construir um perfil ajustado às expetativas de cada aluno/a.

 Para além do possível ingresso no mercado de trabalho, os/as futuros/as licenciados/as estarão também aptos/as para prosseguirem os seus estudos num segundo ciclo em Matemática ou áreas afins, Economia, Informática, Ensino da Matemática, entre outras, de acordo com o percurso que foram selecionando e construindo ao longo do curso.

 

 A UNIVERSIDADE

A UBI tem excelentes infra-estruturas e um corpo docente qualificado, o que tem sido reconhecido em sucessivas avaliações externas. A Covilhã é uma cidade universitária com uma grande qualidade de vida, com custos acessíveis  e que te permite ter mais tempo para tudo!

O Departamento de Matemática da UBI integra a Faculdade de Ciências, uma das cinco faculdades desta Universidade, à qual se encontra também associado o Centro de Matemática e Aplicações da UBI, que apoia a investigação e os estudos avançados.

 

Para além de todas as estruturas de apoio ao estudo, a UBI tem diversas associações e núcleos de estudantes que complementam a vida universitária com atividades culturais, desportivas, sociais e lúdicas. A AAUBI (Associação Académica da UBI) é uma associação com uma dinâmica reconhecida e recentemente foi criado o Núcleo de Estudantes de Matemática e Física da UBI (FISMATUBI).

 

BOLSAS DE ESTUDO

A formação em Matemática faz parte da história da UBI desde a sua génese e a consciência da importância desta área traduz-se numa estratégia de incentivos institucionais. Os/as novos/as alunos/as da licenciatura em Matemática e Aplicações da UBI, que ingressarão em 2022/2023, têm à sua disposição um conjunto alargado de apoios. Entre eles estão 10 bolsas de estudo Bright Star UBI para novos alunos, apoiadas pelo Programa Impulso Jovem, às quais se juntam as bolsas do programa de Excelência +UBI, para todos/as os/as alunos/as com nota de candidatura de mérito, para além de um programa de prémios escolares, bolsas de mérito e um programa de bolsas de apoio social.

 

CONDIÇÕES DE ACESSO

Esta licenciatura tem como provas de ingresso um dos seguintes conjuntos:

Matemática A

OU

Economia e Matemática A

OU

Física e Química e Matemática A

 Existem 20 vagas disponíveis. Para o cálculo da Nota de Acesso é considerada a média do ensino secundário (65%) e a classificação na(s) prova(s) de ingresso (35%). A nota do/a último/a colocado/a na 1.ª fase em 2021 foi de 134,5 (0-200).

Esperamos por ti!