Licenciatura? Sim. Mas qual? Onde? Porquê?

15 maio 2023

“Quando se fecha uma porta, abre-se uma janela”. Todos conhecemos esta expressão popular, mas isto é mais complexo do que parece. Imagina que o ensino secundário é essa tal porta: já viste a quantidade de janelas que se podem abrir?

Uma coisa é certa: tirar uma licenciatura é muito importante. Qualquer curso que escolhas vai trazer-te novas experiências, ferramentas para um futuro profissional e lições que levarás para a vida.

Mas como escolher uma licenciatura? Quais os cursos com maior empregabilidade? Qual a melhor universidade? Estas são apenas algumas das (muitas) perguntas que surgem nesta fase tão importante da tua vida. Por isso, para te ajudarmos, trazemos-te alguns pontos que deves considerar para garantir que fazes uma escolha o mais ponderada possível e que vá ao encontro dos teus objetivos.

 

Qual será o meu propósito?

Pode parecer cliché, mas todos nós temos uma vocação. Para uns a escolha será mais óbvia do que para outros, mas tenta perceber o que te pode trazer mais realização pessoal. Quais as disciplinas que mais gostaste desde o ensino básico até ao secundário? Houve algum tema de um trabalho individual/de grupo que tenha despertado particular interesse?

Para aqueles que não têm ainda uma preferência, a boa notícia é que na Nova SBE há um mundo de oportunidades e de áreas para explorar!

É de facto muito importante estares numa universidade que te dá espaço para descobrir e testar! Na Nova SBE, costumamos dizer que tirar uma Licenciatura é apenas uma pequena parte daquilo que temos para oferecer aos nossos alunos!

Os mais de 35 Clubes de alunos são óptimas opções para conhecer e explorar novas áreas: tens curiosidade em saber o que se faz quando se trabalha em marketing, por exemplo? Podes juntar-te ao Noma Marketing Consulting Student Club. Por outro lado, gostavas de perceber o que é trabalhar como consultor? Bom, neste caso podes juntar-te ao Nova Junior Consulting. Ou gostas simplesmente de debater temas relevantes e ouvir diferentes pontos de vista? O Nova Debate Club é uma excelente opção. Mas se o teu ponto forte é surfar grandes ondas tens sempre o Nova Surf Club entre os vários clubes desportivos!

 

“Os clubes são uma peça fundamental para qualquer aluno, uma vez que permitem trabalhar em projetos reais com várias empresas, bem como conhecer novas pessoas. Para além disso, os Clubes ajudam-nos a perceber o que queremos fazer quando ingressarmos no mercado de trabalho.”

Gonçalo Castelhano
Aluno de Licenciatura em Gestão da Nova SBE, 2023

 

Para além disto existe também na Nova SBE uma “realidade paralela” à qual todos têm acesso! Desde as Career Fairs, que permitem aos alunos conhecer empresas que querem recrutar alunos da Nova SBE, aos eventos de inovação e empreendedorismo, workshops de desenvolvimento de soft skills e inteligência emocional, conferências, seminários, Talks, Hackathon’s, ações de voluntariado... tudo isto num ambiente altamente divertido e inovador que vai muito além do que se aprende dentro da sala de aula!

 

 

“Uma das coisas que mais me surpreendeu e continua a surpreender, são as oportunidades que a faculdade me proporciona. Desde o primeiro dia que chegamos ao Campus, temos a oportunidade de não só ter uma participação social ativa, através do acesso a uma plataforma que nos oferece diversas oportunidades de voluntariado ao longo do ano, bem como expandir as nossas “soft skills” e perceber em que nos queremos especializar após a conclusão da licenciatura, através de dezenas de palestras, todos os meses, sobre vários temas e workshops apresentados por empresas.”

 

Gonçalo Castelhano
Aluno de Licenciatura em Gestão da Nova SBE, 2023

 

 

Escolher bem o ambiente que me rodeia.

O ambiente da escola que frequentas tem uma grande influência na tua experiência académica. Lembra-te que vais estar, no mínimo, três anos a conviver naquele espaço, portanto, é importante que te sintas bem e te identifiques não só com os valores da instituição mas também com os teus colegas.

A Nova SBE é bem conhecida pelo seu Campus de Carcavelos, mesmo em frente à praia (sim, confirmamos que existe um túnel que dá acesso direto à praia)! É também sabido que é a escola de negócios n.º 1 em Portugal e está no Top 24 da Europa. O que nem todos sabem é que na Nova SBE se vive um ambiente altamente descontraído e internacional, onde mais de 60% dos alunos são internacionais, sendo esta uma das razões pela qual o Inglês é a língua oficial da escola.

Como dizia um participante de um dos Open Days, “estudar na Nova SBE é como ter a oportunidade de ir estudar para o estrangeiro, sem termos que sair de casa nem ficar longe dos amigos ou da família”. E tem toda a razão!

Os Professores são também super acessíveis e até disponibilizam “office hours” que os alunos podem reservar para poderem trabalhar individualmente com os professores e esclarecer dúvidas sobre aquela matéria que parece ser um pouco mais complicada.

Para além disso todos os alunos confirmam que existe entre eles um “ambiente mesmo fixe e saudável”, de entreajuda e apoio, seja para estudar, seja para festejar, como nos diz o Bernardo Henriques, aluno do 3º ano da licenciatura em Economia.

A Associação de Estudantes da Nova SBE, a Student’s Union, é a grande responsável pelas famosas festas e sunsets! E dispensam apresentações!

 

“O campus moderno, junto à praia (e que muitos dizem parecer um centro commercial!), o apoio que há entre alunos e dos professores, as diferentes iniciativas que acontecem no campus todas as semanas e que são oportunidades fantásticas para estar constantemente em aprendizagem, bem como os diversos rankings que bem descrevem o ensino de excelência que vivemos diariamente, são todas boas razões para frequentar a Nova SBE.”

Gonçalo Castelhano
Aluno de Licenciatura em Gestão da Nova SBE, 2023

 

 

Um curso que se adapta a mim? Quero!

Outro ponto que deves ter em atenção é o programa curricular e as vantagens que a licenciatura te oferece. No caso das licenciaturas em Gestão e Economia da Nova SBE, vais encontrar cadeiras de diversas áreas, como por exemplo Introdução à Microeconomia e à Macroeconomia, Álgebra Linear com Programação (esta última uma skill tão importante nos dias de hoje!), Introdução à História Moderna, Comportamento e Tomada de Decisão, entre tantas outras (podes consultar a lista completa no nosso site) que te vão dar as bases necessárias para uma carreira sólida e de sucesso num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Mas as boas notícias não ficam por aqui!

Sabemos que é díficil escolher entre Economia e Gestão quando não se percebe exatamente quais são as diferenças. Por esse motivo, na Nova SBE, a estrutura curricular é exatamente igual no primero ano da licenciatura, sendo que no 2º ano podes escolher, de forma informada e sem pressão, se queres seguir Gestão ou Economia. E para isso basta um pedido... et voilá!  

Outra diferença no primeiro ano da licenciatura é que podes optar por ter todas as aulas em inglês, todas em português, ou um regime “misto”, com as disciplinas de “Cálculo I”, “Cálculo II” e “Álgebra Linear com Programação” em Português e as restantes em Inglês.

A partir do segundo ano as cadeiras já são totalmente dadas em inglês.

Nos 2.º e 3.º anos tens ainda a possibilidade de juntar às disciplinas principais do curso um conjunto de optativas que podes escolher de acordo com os teus gostos e objetivos pessoais. Do Marketing às Finanças, passando pelo Direito e Empreendedorismo, existem várias opções para personalizar o teu percurso académico.

 

E então, ajudámos? Se tiveres dúvidas, não te preocupes. Podes sempre entrar em contacto com atuais alunos para saber mais sobre a Nova Way of Life ou falar sobre as suas experiências equanto alunos da licenciatura em Gestão e/ou Economia através desta plataforma.

Podes também vir visitar-nos ao Campus ou marcar uma conversa com a equipa de Admissões que te ajudará com tudo o que precisares.

Boa sorte e esperamos ver-te em breve!