Ler Mais, Saber mais: 5 dicas infalíveis!

Redatora com Futuro
9 maio 2019

Tsundoku Ié uma palavra japonesa que não tem tradução na nossa língua e que significa, literalmente, o ato de comprar livros e deixá-los acumular, sem os ler. Nos dias de hoje, talvez graças a digitalização, são cada vez mais as pessoas que leem pouco, quer seja porque não gostam ou porque dizem que não têm tempo. 

Ler, embora entediante para alguns, tem várias vantagens, sendo que agiliza o cérebro, aumenta o conhecimento, exercita a memória, alarga o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, reduz o stress e melhora a concentração. 

Se gostavas de ler mais, mas não tens tempo ou motivação, deixo aqui 5 dicas que te podem ajudar a ler mais! 

Estabelece um objetivo

Em vez de pensares “vou ler 2 livros este mês”, o que acaba por fazer com que atrases a leitura para o final do mês, pensa num número de páginas ou capítulos e tenta cumprir esse objetivo todos os dias, assim fazes um esforço diário e pode ser um bom truque para fazer com que leias mais, sendo que crias uma competição contigo; quando este objetivo se tornar uma rotina podes tentar aumentar o número de páginas.

Experimenta e-books ou audiobooks 

Atualmente, para ler livros não precisas de ter uma cópia física. A nossa geração é muito ligada aos aparelhos digitais, por isso talvez te possas interessar por ler livros através do teu computador, tablet e/ou smartphone, em formato e-book, ou então ouvir a leitura do livro, por intermédio de um audiobook  (é uma boa opção se quiseres fazer várias tarefas ao mesmo tempo). 

Leva o livro para todo o lado

No entanto, se és fã de livros em papel, um truque para te lembrares que deves ler mais é andar com o livro para onde quer que vás. Deste modo, podes aproveitar o tempo que passas nos transportes públicos, por exemplo, a ler. Esta é uma boa forma de tirares partido de uma viagem, em que estarias uns bons 10 ou 15 minutos a, simplesmente, procrastinar

Elimina as distrações 

A concentração é um fator importante quando estás a ler. Se não estiveres focado, vais acabar por te esquecer do que leste, por isso é importante removeres as distrações que tens à tua volta enquanto lês. Podes pôr o teu telemóvel em não incomodar, encontrar um sítio calmo, ou até ouvir música instrumental que estimula a concentração. 

Alterna entre géneros, mas lê aquilo de que gostas

Para te motivares a ti mesmo a ler mais, deves ler aquilo de que gostas, na medida em que se o livro não te interessar é pouco provável que o vás ler até ao fim e que tenhas motivação para ler outros. Por isso, pelo menos nos primeiros tempos, não te obrigues a ler determinado livro, se não te despertar curiosidade. Porém, pode ser uma boa ideia ir alternando entre géneros, no sentido de evitar a monotonia. Podes, por exemplo, ler um livro que gostas ao mesmo tempo que lês um que seja de leitura obrigatória na escola.  

Ler mais é também saber mais e como dizia José Saramago, “a leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar.”