Já reviraste a Netflix toda? Há mais soluções gratuitas para os viciados na 7ª Arte!

Redatora com Futuro
10 junho 2020

Já estás cansado do streaming habitual? Queres algo diferente e gratuito?

Plataformas portuguesas e organizações disponibilizam-te novo conteúdo gratuito! A única condição necessária é só mesmo ter internet!

 

Conheces a RTP Play? Sim, é um serviço streaming. É gratuito e pode ter outra variedade de filmes que desconheces. Aqui tens disponíveis vários filmes e séries, não só estrangeiros, mas também portugueses, que podem vir a fazer-te descobrir obras portuguesas interessantes que desconhecias e ver como o produto cultural e ficcional nacional tem qualidade!

Tomemos o exemplo da nova série portuguesa A Espia, uma série nova com a Daniela Ruah e o Diogo Morgado no elenco, entre muitos outros atores portugueses conceituados. Remete para o ano de 1941, época de Estado Novo (AKA Salazarismo). Pode ser interessante para ganhares mais alguns conhecimentos e satisfazeres curiosidades sobre a Ditadura portuguesa.

Para além disto, tens diversos documentários sobre assuntos que podem chamar-te mais à atenção como, por exemplo, documentários sobre:

  • A vigilância na China;
  • Grandes pinturas portuguesas;
  • Grandes personalidades africanas

É realmente um mundo de conteúdo gratuito que pode contribuir para a tua aprendizagem e conhecimento, nem que seja só para matar a curiosidade!

Ainda que apenas tenha referido conteúdos culturais e ficcionais, há mais! Interessas-te mais por futebol ou desporto? E por música? E humor? Basta escolheres a categoria!

 

Tens também à tua escolha, vários filmes produzidos pela produtora portuguesa Terratreme, disponíveis gratuitamente na plataforma Vimeo.

A programação é renovada às terças e sextas-feiras, e cada filme fica disponível durante uma semana, numa seleção apresentada por temas. Passa por lá e vê se algum documentário pode te interessar e contribuir para a tua curiosidade!

 

Para além disto, o Cine Clube Viseu todas as semanas tem disponível uma lista de novas sugestões gratuitas, o Kit Cinéphilo.

A Medeia Filmes continua com a iniciativa Quarentena Cinéfila, ao disponibilizar três filmes por semana no seu site, às terças, quintas e sábados, podendo ver-se cada filme até ser partilhado o seguinte.

Já o site À Pala de Walsh tem feito um levantamento de muitas das obras lançadas online por realizadores portugueses recentemente e a Agência da Curta-Metragem começou também um canal de Vimeo chamado Filmes Curtos para Dias Longos.

Se quiseres treinar o teu francês - muitas vezes uma boa técnica para aprender uma língua é ouvi-la - tens O My French Film Festival: Stay Home Edition é uma excelente oportunidade! O festival anual online de cinema francês está de regresso com uma programação especial, basta pesquisares porque estão disponíveis curtas das últimas dez edições do festival, legendadas em várias línguas.

O que não te falta é entretenimento em casa através dos ecrãs para ti e para toda a família. Torna a tua quarentena menos penosa! E aproveita para aprender com o entretenimento, nada mais divertido que juntar os dois.