ISPA: especialistas em comportamento

O Ispa- Instituto Universitário mantém-se na rota da inovação e do quebrar de barreiras. Este ano, abre a licenciatura em Ciências Cognitivas e do Comportamento e o mestrado em Psicologia Clínica Psicanalítica, únicos no país. Entretanto, acaba de lançar a nova campanha sob o mote “Especialistas em Comportamento”.

 

 Com 60 anos de história, o Ispa- Instituto Universitário volta às suas raízes e acaba de abrir um novo Mestrado em Psicologia Clínica Psicanalítica. Um mestrado único em Portugal que, “pretende retomar uma antiga tradição do Ispa, tendo sido aliás este o espírito do primeiro mestrado existente na instituição, oferecido na década de 90. Esta formação foi uma marca distintiva da nossa Escola onde na atualidade, como ao longo dos seus anos de história, os mais consagrados psicanalistas lecionaram.  Vamos retomar uma tradição identitária dando continuidade à função formativa académica que deu origem a profissionais de referência, presentemente integrados no mercado de trabalho”, afirma o diretor do mestrado. José de Abreu Afonso sublinha que no cerne deste curso está “o contacto com as teorias psicodinâmicas - a partir do estudo de autores clássicos e de autores contemporâneos - e a sua articulação com o conhecimento clínico”.

O Professor explica que “a perspetiva contemporânea deste ciclo de estudos acompanha, tal como a psicanálise, as descobertas da clínica, da observação e da experimentação, bem como as transformações no paradigma do conhecimento”, reforçando que é proposta uma constante articulação entre a perspetiva conceptual, a terapêutica, os desafios sociais atuais e a investigação.

O plano de estudos abrange o desenvolvimento normal e patológico e a aplicação dos princípios subjacentes ao modelo psicanalítico na compreensão dos indivíduos, grupos, organizações e situações sociais. Combina o pensamento reflexivo sobre a teoria e a prática com a experiência do estágio curricular, permitindo aos estudantes trabalhar sobre casos reais, em diferentes modalidades de intervenção clínica e psicoterapêutica.

“Queremos aprofundar questões decorrentes das organizações familiares dos nossos dias, das dinâmicas institucionais, dos grupos e da diversidade cultural num mundo globalizado. Queremos sensibilizar os estudantes para uma visão que, não excluindo a abordagem clínica mais convencional, prevê intervenções institucionais no âmbito da saúde, da educação, do trabalho, da comunidade. Simultaneamente, queremos promover a co-construção do conhecimento através do desenvolvimento de perícias de investigação neste contexto”, acrescenta José de Abreu Afonso.

Entre as saídas profissionais, destaca-se a prática da Psicologia Clínica, com uma escuta psicanalítica, em contextos públicos e privados. Estão também incluídas: Clínica privada; Hospitais, departamentos de saúde mental, centros de saúde e de cuidados continuados; Autarquias; Serviços comunitários e de apoio a populações minoritárias; entre outros.

 

 

A licenciatura inovadora que alia a Análise de Dados à Psicologia

 

Arranca já este ano letivo de 2023/2024 a nova Licenciatura em Ciências Cognitivas e do Comportamento do Ispa, em colaboração com a IMS – Universidade NOVA. Este curso é único em Portugal pois agrega na mesma formação as competências de investigação e análise de dados computacionais, com os conhecimentos da Psicologia sobre o funcionamento da mente humana.

A formação em Ciências Cognitivas e do Comportamento responde aos desafios profissionais do século XXI: o estudo da mente humana estende-se para além dos laboratórios e da procura dos algoritmos básicos. Adapta-se ao nosso dia a dia, permitindo antever a reação humana em contextos reais/virtuais e sustentando as decisões políticas e empresariais.

“Temos empresas modernas a necessitar de obter informações sobre a forma como os seus clientes se relacionam com os produtos e outras que estando inundadas de dados não os sabem transformar em conhecimento relevantes para as suas decisões” afirma Teresa Garcia-Marques, Diretora da Licenciatura em Ciências Cognitivas e do Comportamento.

O plano de estudos desta licenciatura pode ser articulado com a licenciatura em Psicologia, permitindo uma dupla licenciatura.

A conclusão da Licenciatura em Ciências Cognitivas e do Comportamento permite progressão de estudos ou carreira em áreas de investigação científica (como por exemplo Neurociências, Biologia, Psicologia, Linguística), em áreas de intervenção (como o Marketing, a Gestão de Informação, a Gestão de dados) ou direta integração no mercado de trabalho, como UX Researcher e/ou Data Scientist no campo empresarial.

 

A campanha: “Especialistas em Comportamento”

 

O mundo digital ganhou cada vez mais importância na vida das pessoas, em especial na vida dos jovens. É ali que conversam, procuram informação e estudam.

O Ispa-Instituto Universitário lançou, assim, uma nova campanha digital para atrair novos estudantes para o próximo ano letivo, sob o mote “Ispa – Especialistas em comportamento”. Esta campanha tem um posicionamento mais disruptivo, que aposta na aplicação do conhecimento do Ispa na vida atual, com os desafios e flagelos que a sociedade enfrenta. Aqui, o Ispa dá a conhecer a sua oferta formativa e áreas de especialização, desde a Psicologia, Educação Básica, Ciências Cognitivas e do Comportamento e Biologia.

Com uma comunicação e linguagem adaptadas a um público jovem, o Ispa assume o claim “Nós percebemos”, onde reclama para si um posicionamento de Conhecimento sobre a forma de gestão da frustração de não compreender alguns comportamentos e poder atuar sobre eles.

“O Ispa-Instituto Universitário tem as ferramentas essenciais para ensinar a contornar certos comportamentos do dia a dia, como uma anorexia ou a obesidade, a birra duma criança num supermercado e a gestão de emoções”, afirma Miguel Roque Dias, gestor de comunicação do Ispa.

A Campanha está presente, sobretudo, no Instagram e Tik Tok, com imagens fortes e que se relacionam com o quotidiano dos jovens.

De acordo com o gestor de comunicação do Ispa-Instituto Universitário, “Os meios digitais oferecem uma oportunidade única para conseguirmos conectar com os jovens de forma eficiente, relevante e interativa. Os jovens estão constantemente ligados às plataformas digitais. Eles são uma parte integrante da vida da instituição e, portanto, este caminho deve ser explorado para construir uma relação com estes jovens, dando a conhecer as nossas ofertas e o reconhecimento da nossa instituição. Portanto, é fundamental ter uma presença forte e estratégica nestes canais”.

 

O Ispa – Instituto Universitário foi pioneiro na área da psicologia em Portugal, tem 60 anos de história e excelência no ensino superior e na investigação científica. Conta atualmente com três escolas: Psicologia e Ciências do Comportamento, Biociências e Educação. Estas três grandes áreas de estudo refletem a excelência do projeto pedagógico e científico, a elevada qualificação do corpo docente, a dinamização de projetos (nacionais e além-fronteiras) em nome próprio e em parceria, e o trabalho contínuo em prol das ciências psicológicas, sociais e da vida - resultando num elevado reconhecimento pelo mercado de trabalho e elevadas taxas de empregabilidade.