IPCA: Primamos pela inovação e isso resulta em empregabilidade!

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
18 junho 2021

Chegamos ao final do ano letivo. Já tens o 12º ano completo, e agora? Chegou aquela altura de tomares decisões e escolheres a tua nova casa.

Queres ver o que te espera no IPCA? Curios@?

 

Entre as nossas 5 escolas, apresentadas mais abaixo, oferecemos 14 licenciaturas, 26 mestrados e cursos de pós-graduação, 24 cursos técnicos superiores e profissionais (CTeSP) e outros cursos que não conferem grau, nas áreas da Gestão, da Tecnologia, do Design, da Hotelaria e do Turismo.

 

 

No IPCA, os estudantes podem optar por frequentar os cursos em regime diurno, pós-laboral ou ensino a distância.

Aposta-se, sobretudo, na investigação aplicada e orientada para o ambiente empresarial. Aqui podes resolver casos reais, fazer projetos com empresas ou ter acesso a laboratórios específicos e a softwares utilizados por profissionais no dia-a-dia.

 

O Campus do IPCA situa-se em Barcelos, com instalações modernas e altamente equipadas, tendo ainda os Polos de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão onde são lecionados os CTeSP – se não sabes o que é um CTeSP, vê o artigo “Tudo o que precisas de saber sobre os CTESP”.

 

 

Escola Superior de Gestão (ESG)

A ESG tem mais de 20 anos de história (pouco mais que a tua idade), adequa a sua formação às necessidades da região e ao mercado de trabalho.

É hoje conhecida por formar profissionais na área da Contabilidade, Fiscalidade, Finanças, Gestão e Solicitadoria.

 

Convencemos-te? Então ficas a saber também que dispõe ainda do único Centro de Investigação do país em Contabilidade e Fiscalidade, áreas em que é uma referência nacional e internacional!

 

Escola Superior de Tecnologia (EST)

És fã das tecnologias? Tens de vir para a EST que tem a sua formação orientada para a Engenharia, nas áreas dos Jogos Digitais, da Eletrotécnica e de Computadores, da Informática Médica e Sistemas Informáticos.

 

Aqui nasceu o primeiro curso do país em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, bem como o Centro de Investigação Digital Games Lab. Este centro de investigação é referência nacional que contribui para o reconhecimento desta Escola.

Para além disto, o índice de empregabilidade dos seus diplomados aproxima-se dos 100%. Não viste mal, são mesmo 100%! Mas espera... não fica por aqui.

 

Vais encontrar no IPCA um laboratório (entre muitos) de Inteligência Artificial Aplicada.

 

Escola Superior de Design (ESD)

Futuros designers, a ESD é uma escola jovem e geradora de ideias. Através da metodologia do Design oferece um ensino por projeto com base no rigor e na criatividade.

 

Da imagem ao produto, procura-se a excelência! O que torna esta escola uma referência no campo do Design em Portugal.

Apoiado nas mais recentes tecnologias e em laboratórios altamente equipados, o que possibilita que os seus estudantes possam testar e produzir o que de melhor se faz no mundo do Design.

 

Somamos prémios, prémios e mais prémios. São assim os nossos estudantes!

 

Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT)

Situada no Campus do IPCA, mas, em breve, muito em breve, terá as suas instalações definitivas em Guimarães.

 

Nasce de um ciclo estratégico de afirmação na área do Turismo, numa clara articulação com as necessidades da região e do tecido empresarial. Diferencia-se pelo seu modelo de aprendizagem em contexto real, com base nas melhores práticas pedagógicas usadas em algumas das melhores escolas de Hotelaria e Turismo Internacionais.

 

Já pensaste aprender, estudando e trabalhando numa Escola-Hotel? Aqui podes fazê-lo!

 

Escola Técnica Superior Profissional (ETESP)

A nossa escola mais jovem dentro do IPCA, nem um aninho tem, mas já tem 24 cursos para oferecer. Sim, são vários e nas áreas mais procuradas: Gestão, Tecnologia, Design e Hotelaria e Turismo.

 

Aposta na formação prática, que é como quem diz: vais mesmo colocar as mãos na massa! E vais poder fazê-lo em laboratórios altamente equipados.

 

Já imaginaste uma oficina dentro de um Politécnico? Nós temos!