IPCA: um dos politécnicos pioneiros onde se simula o ambiente vivido nas empresas

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
5 agosto 2022

Todos os anos, o mês de setembro marca uma nova fase na vida de muitos jovens. A entrada na universidade, as novas realidades, os amigos que muitas vezes ficam para a vida e, claro, os primeiros passos para o resto da vida profissional são dos momentos mais entusiasmantes no percurso de muitos finalistas.

Além da carreira académica, muitos jovens enfrentam outros desafios que se associam. Um deles é, obviamente, viver sozinhos, longe de casa e numa cidade desconhecida. É por isso que, na maioria das vezes, é preciso encontrar a instituição e o curso certos, aqueles que garantam anos de muita aprendizagem prática, semelhante ao ambiente que se vive em empresas.

É justamente numa formação académica prática que aqui, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), assentamos o nosso projeto educativo. Somos um instituto público de ensino superior, com sede em Barcelos, que tem uma ampla oferta formativa em áreas tão distintas como o Design, a Gestão, a Tecnologia, a Hotelaria, o Marketing e o Turismo.

A frequente organização de projetos, formações, seminários e conferências, de caráter nacional e internacional, prepara os estudantes com todas as competências necessárias para superarem os desafios das profissões que terão de desempenhar no futuro. Isto acontece, claro, em todos os nossos cursos, que se dividem em 16 licenciaturas, 19 mestrados e 6 mestrados profissionais, 13 cursos de pós-graduação, 41 cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) e outros cursos que não conferem grau.

As cinco escolas superiores que vais encontrar cá no IPCA são: Escola Superior de Gestão (ESG)Escola Superior de Tecnologia (EST), Escola Superior de Design (ESD), Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) e Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP) — e estão distribuídas pelo campus de Barcelos, com instalações modernas e altamente equipadas. No caso da ETeSP, os cursos distribuem-se ainda pelos Polos de Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Esposende e Vila Verde que abre este ano letivo.

No IPCA, enquanto aluno podes optar por estudar em regime diurno, pós-laboral ou ensino a distância. Apostamos, sobretudo, na investigação aplicada e orientada para o ambiente empresarial. Graças a isso, todos os estudantes podem resolver casos reais, realizar projetos com empresas ou ter acesso a laboratórios específicos e a softwares utilizados no dia a dia pelos profissionais.

É precisamente por isso que, no Campus de Barcelos, funcionam também os Centros de Investigação e Inovação:  o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF), o 2AI (Laboratório de Inteligência Artificial) e o consórcio ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura).

Em 27 anos de existência, já formamos mais de 10 mil estudantes e, devido ao modelo académico diferenciador e prático, os graduados estarão preparados para os desafios profissionais do futuro. Para o próximo ano letivo de 2022/2023, no Politécnico de Barcelos, já temos as candidaturas abertas — tens até 22 de agosto para te inscreveres num Curso Técnico Superior Profissional - nas mais de 1600 vagas disponíveis. Para o Concurso Nacional de Acesso (CNA) vão estar abertas mais de 1.000 candidaturas que decorrem até 8 de agosto. Até ao dia 19 de setembro tens ainda abertas as candidaturas aos cursos de mestrado e até dia 15 de setembro as candidaturas aos mestrados profissionais.

As experiências internacionais são também cultivadas e estimuladas pela comunidade académica do IPCA. Para isso, os alunos podem participar no Programa Erasmus+ assim como participar em várias ações dinamizadas no âmbito da RUN-EU, rede de universidades europeias, como os SAP´s (Short Advanced Programme).

Além disso, os estudantes podem candidatar-se a uma bolsa de estudo para receberem, no mínimo, o valor das propinas. No IPCA disponibilizamos ainda as bolsas de mérito, que premeiam os melhores alunos dos vários cursos, assim como bolsas no âmbito da parceria com a Fundação José Neves.

Para conheceres todos os cursos disponíveis e a informação sobre as candidaturas para uma destas escolas superiores, basta ires ao site do IPCA e veres todas as informações!