IPCA: Conhece os nossos CTESP!

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
7 julho 2023

Concluíste o ensino secundário? Parabéns! E agora, o que vais fazer da vida? Praia. Amigos. Churrascadas. Pois, as férias são boas!

Mas, e depois? Já tens planos para o futuro? Estás a poucos passos de entrar no Ensino Superior e enquanto pensas no que vais fazer da tua vida, fica a conhecer 5 razões (muito) válidas para que o IPCA seja a tua primeira opção. Porque... O Teu Futuro, é no IPCA.

 

 

  • Porque devo escolher o IPCA

O IPCA é o Politécnico do Cávado e do Ave, uma instituição pública de ensino superior, com sede em Barcelos e Polos em Braga, Guimarães, Famalicão, Esposende e Vila Verde.

Aqui tens cursos com altos índices de empregabilidade, acesso a laboratórios com tecnologia de ponta, relação direta com as empresas e indústrias e acesso a bolsas de estudo.

O IPCA oferece cursos de Licenciaturas, Mestrados, Mestrados Profissionais, Pós-graduações e Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

 

 

  • O IPCA tem a única Escola Técnica Superior Profissional do País

É aqui que encontras a maior oferta do país a nível de CTeSP´s. Desde a área da gestão, passando pela tecnologia, design, hotelaria, turismo e desporto. Tens 47 CTeSP à tua escolha! A maioria dos CteSP são lecionados em colaboração com empresas, alguns até patrocinados com pagamento de propinas, bolsas e todas as taxas de inscrição e matrículas, com integração em equipas de trabalho das empresas.

 

Tecnologia

Apostamos na tecnologia e no teu futuro. No IPCA tens uma oficina totalmente equipada para dar apoio aos cursos de mecânica, laboratórios nas áreas da robótica e inteligência artificial, redes, jogos digitais, eletrónica.... Isto permite um ensino prático, de grande qualidade, para que no dia em que acabares a tua formação estejas preparado para trabalhar numa empresa.

 

Hotelaria e Turismo

Nesta área temos para te oferecer cursos de turismo especializados em áreas de elevada procura, como a organização e gestão de eventos, a natureza e aventura, o desporto e as atividades náuticas (uma área do turismo em franco crescimento).

Mas se te interessas mais pela restauração ficas a saber que temos, em Esposende, um laboratório de inovação alimentar digno de qualquer Masterchef.

 

Gestão

Os nossos cursos da área da gestão têm sido adequados às reais necessidades das empresas, com cursos especializados. É o caso, do curso de Exportação e Logística ou de Preparação e Gestão de Obra, em colaboração com a CARI Construtores.

Se és mais das redes sociais, tens ainda o ex-libris dos portais de emprego nos últimos anos, o curso de Marketing Digital e Social Media.

 

Design

O mundo hoje é digital, e nós, atentos à transformação, oferecemos cursos de Audiovisual Digital, Design para Media Digitais e Ilustração e Arte Gráfica.

Design de Calçado e Design de Moda são também opções que podes encontrar no IPCA, sempre com professores altamente qualificados, e com os conhecimentos práticos indispensáveis a uma formação destas.

 

Desporto

Considerando a crescente importância do Desporto, temos o CTeSP em Gestão das Instalações Desportivas e Desporto, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, e em Esposende, mesmo junto à praia, o CTeSP em Desporto e Atividades Náuticas e o CTesP em Exercício Físico, Saúde e Bem-Estar que aguarda aprovação.

 

  • Aprender fazendo

No IPCA os estudantes ‘aprendem a fazer’, por isso, se procuras uma formação no IPCA, tens de arregaçar as mangas e literalmente “meter as mãos na massa”.

A ligação com o mercado de trabalho é uma realidade nossa, temos vários cursos que decorrem em contexto empresarial e industrial, são exemplos os cursos CTeSP´s em Soldadura Avançada com a BySteel do grupo DST, Tecnologias e Inovação Informática, com a BrightStart da Deloitte, Industrialização e Fabrico Inteligente com a Tech Academy da BOSCH e Tecnologias Avançadas da Construção com a Casais Engenharia, cujos estudantes recebem bolsa ou pagamento de propinas, para frequentar o curso.

 

  • Espírito Académico e Enriquecimento Pessoal

No IPCA tens ainda uma série de valências que te vão permitir ter uma jornada académica feliz. Da cedência de bicicletas híbridas a uma sala de estudo 24 horas com instalações confortáveis, e diversas iniciativas de responsabilidade social e de enriquecimento curricular, no IPCA tens tudo o que precisas para te formares enquanto profissional, e para evoluíres enquanto pessoa e cidadão.

Podes ainda esperar as melhores festas do Norte organizadas pela Associação Académica do IPCA.

 

 

 

  • Vai para fora, cá dentro

O IPCA integra a RUN-EU. O que significa isto? Bem, basicamente que tens mil e uma oportunidades para teres uma experiência internacional e enriqueceres o teu currículo. Desde um semestre no estrangeiro, a um SAP (Short Advanced Programme) de uma semana aqui temos programas de mobilidade internacional Erasmus+ para ti!

 

 

Mas, não fiques só a olhar, as candidaturas estão aí mesmo à porta. Vai ao nosso site e fica a par das últimas novidades: www.ipca.pt.