IPCA é sinónimo de empregabilidade e qualidade do ensino

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
11 agosto 2022

Quanto mais o tempo passa, mais a ansiedade da escolha fica presente. Escolher o curso certo é uma decisão importante para o teu futuro. Há que definir os critérios imprescindíveis para escolheres o curso que te preenche a todos os níveis.

Se a empregabilidade é um dos critérios fundamentais fica a saber que no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) damos resposta às solicitações das empresas em termos de recursos humanos. Os diplomados do IPCA estão a trabalhar nas áreas de eleição, e a grande maioria com elevado sucesso e a crescer nas empresas.

Se já estás em pulgas para saber os cursos que o IPCA tem para ti, espera, pois não é só a empregabilidade um dos fatores-chave do sucesso desta instituição. Os cursos do IPCA, em qualquer nível de ensino, têm uma componente prática muito forte, em grande parte devido ao corpo docente altamente especializado, assim como pela ligação direta às empresas e indústria da região.

São também frequentes os seminários, conferências e aulas abertas que trazem ao IPCA profissionais de referência nas áreas em que os cursos se inserem e que permitem aos estudantes uma visão aplicada e real do mercado de trabalho.

TeSP

Agora sim, começando pelos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), dirigidos aos estudantes com o 12º ano concluído, apresentamos-te os cursos que o IPCA tem disponíveis. São 41 TeSP nas áreas da gestão, tecnologia, design e hotelaria e turismo, bem como na área do desporto abrindo caminho para a implantação da futura Escola do IPCA em Desporto e Sistemas Biomédicos. Os cursos TeSP têm a duração de 2 anos, com o último semestre em formato de estágio curricular.

O IPCA tem sede em Barcelos, com Polos em Famalicão, Braga, Guimarães, Esposende e, a partir de setembro, também em Vila Verde. Os TeSP vão funcionar nestas 6 localidades do Minho, numa lógica de proximidade, o que te permite tirar um curso superior e iniciares o teu percurso profissional perto da tua área de residência.

As novidades para o próximo ano letivo, neste nível de ensino são: Desporto e Atividades Náuticas, Energias Renováveis e Sistemas Sustentáveis, Gestão das Instalações Desportivas e Desporto, Gestão de Redes e Comunicações Avançadas, Gestão de Restaurante e Bar, Industrialização e Fabrico Inteligente, Moldação de Plásticos por Injeção, Refrigeração e Eficiência Termo Energética e Tecnologias Avançadas da Construção. As candidaturas aos cursos TeSP estão a decorrer até 22 de agosto em www.ipca.pt.

Licenciaturas

No próximo ano letivo, o IPCA tem 16 licenciaturas à tua espera, a contar com as recentemente aprovadas licenciaturas em Gestão Hoteleira e Design Audiovisual. Uma parte significativa dos cursos de licenciatura funciona em regime diurno e também em regime pós-laboral, e o curso de Gestão Pública funciona em regime diurno e em ensino a distância.

Além destas, podemos destacar os cursos mais procurados atualmente pelos empregadores, os de tecnologia e de turismo. Assim, a nível de engenharia destacam-se os cursos de licenciatura em Engenharia Informática Médica, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais e Engenharia de Sistemas Informáticos. Na área do turismo tens também a licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas.

Então, já decidiste? Não penses mais, vai a www.ipca.pt, e escolhe o teu curso!

IPCA, o teu futuro é aqui 😉