Inspiras-te ou Inspiraste: Quando escrever tudo junto e quando uso -se/-te?

Editor Inspiring Future
9 maio 2019

Bem, ontem foi um dia engraçado, não? Luís Vaz de Camões não deve ter dado nenhuma volta no caixão, e, se deu, foi de felicidade, claro. Afinal de contas, tratamos tão bem a língua portuguesa!

Uma das grandes dúvidas que muita malta tem, seja nova, velha, ou assim-assim, é quando usar expressões como Fala-se/Falasse ou Fizes-te/Fizeste.

Com os exemplos acima, partimos para duas questões: 

1. Fala-se e falasse são ambas palavras corretas em português. A primeira, com hífen, é no presente. Ex: "Hoje em dia fala-se pouco sobre a língua portuguesa." Já a segunda, falasse, é passado. Mas mais importante do que saber em que modo/tempo verbal está, é saber aplicar. "Se eu falasse mais sobre isto, podia ajudar mais pessoas a não escrever 'tasse'.

O caso do 'tasse': Este é um verbo mais complicado por uma razão em especial - dizemo-lo mal: 'tar'. Então, para saber como escrever no passado, começamos com o verbo bem escrito no infinitvo - Estar. O que se pretende dizer como 'tasse' é dar uma ideia que está a acontecer agora, no presente. Então, segundo a regra é Está-se. Em calão: 'tá-se. Tá-se bem? 

2. Fizes-te não é uma palavra da língua portuguesa, ao passo que fizeste é a segunda pessoa do singular do pretérito perfeito (passado, vá). Já sabes: quando é passado é tudo junto, sem hífen. E como é que sabemos que "fizes-te" não existe? Bem, primeiro, larga um bocado as redes sociais e lê mais livros. Depois, volta lá para os dispostivos móveis e vê se o corretor do teu pc/smartphone/tablet/gatinho não deu erro. 

Por último, o truque infalível que resulta sempre é colocar a frase na negativa, isto é, acrescentar um não antes do verbo. Caso faça sentido o se/te aparecer antes do verbo em vez de depois, então é separado, logo, usas hífen. Se vês que não dá para partir a palavra, é porque é tudo junto.

Exemplo: "Hoje em dia fala-se pouco sobre língua portuguesa" // "Hoje em dia não se fala muito sobre a Língua Portuguesa". Faz sentido colocar o se antes do verbo; então, para afirmar, é separado. E se é separado, não podes dizer "Hoje em dia falasse pouco sobre a Língua Portuguesa", pois tudo junto é passado!

Outro exemplo: "Já leste o artigo da Inspiring Future?" // "Ainda não te lês o artigo da Inspiring?" A segunda não faz sentido, então é tudo junto. E é tudo junto porquê? Adivinhas-te: porque é passado. E se estás mesmo atento, sabes que adivinhas-te está mal escrito, e deve ser adivinhaste! Porque além de ser passado, tu não te advinhas, no máximo adivinhas qualquer coisa! 

Não é divertida a língua portuguesa? Não? Estudasses. Tudo junto.