Como preencher a Inscrição nos Exames Nacionais?

26 fevereiro 2024

Chegou o momento! Vais mesmo fazer os Exames Nacionais! Preocupa-te com o estudo, que nós, isso, não podemos fazer por ti, mas podemos explicar-te tudinho sobre o que tens de fazer para te inscreveres nos exames nacionais.

Se ainda nem sequer sabes a que exames te vais inscrever, vê as nossas dicas sobre os exames que deves fazer!

Se preferires uma explicação em vídeo, aqui tens um vídeo passo-a-passo sobre a inscrição dos exames na PIEPE!

 

Índice de conteúdos:

 

 

Quem é que se deve inscrever?

Tendo em conta que as medidas extraordinárias da pandemia entraram em vigor novamente, deverão inscrever-se todos aqueles que querem prosseguir estudos no ensino superior e querem fazer exames para serem utilizados como provas de ingresso ou que querem fazer melhoria de notas.

Todos os alunos que anulem ou chumbem a uma disciplina, devem também inscrever-se nos exames nacionais para aprovação do secundário, quer seja para depois irem para o Ensino Superior ou não.

 

Qual é o prazo para a inscrição?

 

Onde e Como?

Através da plataforma PIEPE do Júri Nacional de Exames que te permite fazer a inscrição nos exames de forma totalmente digital.

Antes de começares, também é importante que saibas que se tiveres algum problema com o processo de inscrição - por exemplo, caso tenhas te esquecido de alguma coisa ou mesmo se preencheste algo mal - o teu contacto preferencial deverá ser a tua escola. É em contacto com a tua escola que poderás fazer as alterações necessárias.

 

Preenchimento 

Esta plataforma foi criada para seres capaz de fazer a tua inscrição nos exames a partir de casa, sem teres de te deslocar aos serviços da tua escola. Mas isso também quer dizer que depende de TI, fazer esse processo. Por isso tem atenção a todos os passos.

Em primeiro lugar, é bom saberes que se fores menor de idade, irás precisar de fazer a inscrição juntamente com o teu encarregado de educação, pois vais precisar dos dados dele. Caso contrário, se fores maior de idade, poderás fazê-lo sozinho.

Se já fizeste a inscrição nos exames no ano passado, poderás não ter de fazer o registo! Depende se já és maior de idade, ou não.
Se agora já és maior de idade, mas no ano passado tinhas conta associada ao teu encarregado de educação, tens de fazer um novo registo. Se continuas a ser menor de idade, deverás entrar com a conta do teu encarregado de educação que foi utilizada no ano passado - com o mesmo e-mail e password.

Caso não te lembres das credenciais, podes recuperá-las na plataforma. No entanto, o JNE informou-nos que, para facilitar o processo, pretende enviar os dados de acesso às contas, por e-mail, a todos os que no ano passado inscreveram-se nos exames. Se tens as credenciais contigo, arranca! Não precisas de ficar à espera do e-mail!

Caso seja a tua primeira vez a fazer uma inscrição ou tenhas passado a ser maior de idade , tens de criar uma conta. Como dissemos, se fores maior de idade, vais criar uma conta de aluno maior de idade e preenches com os teus próprios dados. Se fores menor, vai ser o teu Encarregado de Educação a criar a conta, com os seus próprios dados - neste segundo caso, depois abre o registo de aluno e é só pores os teus dados.

Se preferires saltar algum passo, utiliza este índice:

 

 

1. Registo

  • Nome completo como está no CC;
  • Número do cartão de cidadão que deverá incluir os 4 dígitos de controlo, sem espaços;
  • Ou para os alunos maiores estrangeiros que não têm CC, deverão pedir antecipadamente na sua escola um Número Interno;
  • Email;

Depois de criares o utilizador, vais receber um e-mail para ativares o teu registo - deves fazer esta ativação nos próximos 15 minuntos! Para isso, terás de clicar no link desse e-mail para continuares com a tua inscrição.

Depois, só tens de continuar a preencher os dados do utilizador, seja o próprio aluno ou o encarregado de eduação.

 

2. Informações Pessoais

  • Palavra Passe;
  • Sexo;
  • Data de Nascimento;
  • Morada;
  • Nacionalidade;
  • Telefone;

Caso o registo esteja enquanto Encarregado de Educação, será depois pedido a criação de um processo de Aluno, visto que o mesmo pode ter vários educandos.

Se fizeres o registo enquanto aluno maior, poderás continuar a preencher com os teus próprios dados.

Se já tiveres uma conta do ano passado ou depois de ativares a tua conta, poderás aceder à tua conta através do teu nome de utilizador e palavra-passe.

 

3. Informações Curso e Escola

  • Escola de inscrição - Colocar o nome da escola onde vais fazer os exames nacionais (em princípio, é a escola onde andas);
  • Curso - Selecionas o curso em que estás inserido.
  • Ano de Escolaridade que frequenta no presente ano letivo - Selecionas o ano em que estás atualmente.

 

4. Exames

Agora, chegamos à etapa onde tens de referir a que exames te queres candidatar.

Para este ano, os campos 4.1 e 4.8 vão estar automaticamente preenchidos. No 4.2 terás de apenas selecionar a disciplina.

Em alguns casos, o ponto 4.3 (o ano de conclusão da disciplina) pode ou não estar preenchido automaticamente. Isto acontece porque uma disciplina bienal poder terminar no 12º e não no 11º ano. Nesse caso, deves colocar manualmente o ano em que tu estás a terminar esta disciplina.

Se não aparecer o exame que queres fazer na plataforma, na coluna do nome (4.2), deves selecionar a opção "Outra" e escrever manualmente o nome do Exame, o ano e o código - recomendámos que peças ajuda à tua escola se estiveres nesta situação.

 

Tabela de Códigos:

Provas de Ingresso

Exames a Realizar

01 Alemão A

501 Alemão (iniciação - bienal)

02 Biologia e Geologia

702 Biologia e Geologia

03 Desenho

706 Desenho

04 Economia

712 Economia A

05 Espanhol

547 Espanhol (iniciação - bienal)

06 Filosofia

714 Filosofia

07 Física e Química

715 Física e Química A

08 Francês

517 Francês (continuação - bienal)

09 Geografia

719 Geografia A

10 Geometria Descritiva

708 Geometria Descritiva A

11 História

623 História A

ou 723 História B

12 História da Cultura e das Artes

724 História da Cultura e das Artes

13 Inglês

550 Inglês (continuação - bienal)

14 Latim

732 Latim A

15 Literatura Portuguesa

734 Literatura Portuguesa

16 Matemática

635 Matemática A

ou 735 Matemática B

17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais

635 Matemática A

ou 735 Matemática B

ou 835 Matemática Aplicada às Ciências Sociais

18 Português

639 Português

ou 138 Português Língua Segunda Exclusivamente para os alunos com surdez severa a profunda

19 Matemática A

 

635 Matemática A

 

 

4.4 - Interno: Deves selecionar "SIM" se fores um aluno inscrito num curso científico-humanístico ou de outros cursos de planos próprios. Nos outros casos, selecionas "NÃO".

4.5 - Aprovação do Secundário: Deves colcocar que "SIM", em todos os exames que irás utilizar para concluir o ensino secundário, no caso de quem está em 2024 no 11º ano. Deves colcocar que "NÃO", se estás em 2024 no 12º ano, pois não existem exames obrigatórios para concluir o secundário neste caso.

4.6 - Melhoria de Classificação - Este campo apenas interessa para exames de disciplinas que já conluíste, se não for o caso, coloca "Não". Caso já tenhas concluído a disciplina o ano passado (ou se concluíste este ano, mas estás a fazer a inscrição para exames de 2ª fase) deves sempre colocar "Sim" neste campo. Nestes cenários, estarás apto a fazer o exame apenas como melhoria - seja de Classificação Interna e/ou de Prova de Ingresso. Se não sabes o que é uma melhoria, podes descobrir tudo no artigo "Afinal, o que são melhorias?" - clica aqui.

4.7 - Podes ignorar porque está preenchido automaticamente.

4.8 - Para prova de ingresso: Assinalas "Sim" sempre! Na realidade, nem existe outra opção se já concluiste a disciplina.

Porquê? Perguntas tu. Nunca és prejudicado se marcares esse exame para ser usado como prova de ingresso, porque o sistema de candidatura só conta a melhor combinação de notas possível (média de secundário + exames como prova de ingresso).

 

5. Beneficia de Ação Social Escolar?

Se tens bolsa/SASE assinalas "Sim" e selecionas qual é o escalão. Se não, assinalas com "Não".

 

6. Situação Escolar

- Se estás atualmente matriculado na escola em que te estás a inscrever assinalas a 1ª opção;

- Se estás matriculado noutra escola  - normalmente os alunos doe ensino profissional ou artístico especializado - assinalas na 2ª opção;

- Se não estás matriculado em escola alguma tens de indicar em que ano letivo foi a tua última matrícula e em que escola;

- A última opção serve apenas para algum caso que não se encaixe nos outros.

Dependendo do que preencheste neste passo, podem ser pedidos alguns documentos que terás de anexar no fundo da página.

 

7. Outros

- Indicas se tens necessidades educativas especiais - Isto destina-se a alunos que podem precisar de um equipamento especifico como um computador ou algum tipo de instrumento. Se for o caso, colocas SIM.

- Indicas se tens todas as vacinas em dia (neste caso não tem ligação à COVID-19).

 

8. Documentos 

Por fim, serão pedidos alguns documentos. Não é obrigatória a anexação de qualquer documento, podendo ser submetido pela plataforma ou entregue em mãos na escola.

Primeiro, irá aparecer um campo para o Pedido de Senha. Isto apenas se destina a alunos do 12º ano que querem ir para o ensino superior público. Se não és um destes casos, apenas ignora.

Se não sabes ainda o que é a senha, está na altura de descobrires, consulta o nosso artigo sobre o pedido de atribuição de senha!

Depois, para quem vai fazer exames numa escola que não é a sua, a plataforma irá pedir mais documentos tal como o documento de identificação, o documento comprovativo de habilitações académicas e o comprovativo de residência ou local de trabalho.

Caso tenhas solicitado adaptações ao processo de avaliação, será-te pedido um comprovativo de adaptações ao processo de avaliação que poderás pedir na tua escola. 

 

9. Submissão

Antes de submeter, confirma que está tudo correto! Se preferires, até podes guardar a inscrição e acabá-la mais tarde, não perdes dados.

 

10. Confirmação e Pagamento

Após submeteres, receberás sempre um e-mail da escola a confirmar ou a dizer que encontrou algum erro. Caso haja erros, vais receber um email a informar que tens apenas 2 dias úteis para corrigires na plataforma o que estiver errado. 

Também é importante saberes que não terás de pagar nada pela pelo processo de inscrição. No entanto, após todo o processo de submissão e revisão do processo pela escola, se tiveres algo a pagar pelos exames, por exemplo caso faças um exame de melhoria, a tua escola entrará em contacto contigo para ires lá pagar.

 

 

Só precisas da Ficha ENES? 

Em primeiro lugar, precisas de saber que mesmo que não queiras fazer a inscrição nos exames nacionais deste ano, caso te vás candidatar ao Ensino Superior este ano, precisas fazer o processo através da plataforma PIEPE do Júri Nacional de Exames.

Foi lançado um botão específico, dentro da tua conta, para apenas fazeres o pedido da Ficha ENES.

 

IMPORTANTE:

No final desse processo, terás um aviso a pedir para confirmares que "SÓ QUERES PEDIR A FICHA ENES", ou seja, "que não vais realizar nenhum exame este ano". Caso submetas este pedido, ficarás impossibilitado de realizar exames este ano, salvo pedido escrito e autorização do JNE (a.k.a. mega processo burocrático).

 

Posso alterar a inscrição após a submissão?

Sim! Após submeteres a tua inscrição, terás acesso a esta funcionalidade ao ires à página inicial com a tua conta iniciada, clicar no botão amarelo que diz "Solicitar Reabertura de Inscrição" e inserir o motivo para solicitares alterações. Além disso, ao ires ao ter perfil, poderás alterar vários outros dados sem necessitar de requisitar alterações!

 

E se deixar passar o Prazo de Inscrição?

Nesse caso, deves ver o nosso artigo que explica como é que se processa a inscrição "fora de horas". Podes fazer a inscrição na mesma, mas existem algumas nuances.

 

Resumo e Conselhos: