Guia: Como escolher a área de estudos no Ensino Secundário?

Gestora Estratégica de Comunicação - Inspiring Future
6 outubro 2023

Estás no 9º ano e não sabes que caminho seguir? Acredita que não estás sozinho. Muitos dos teus colegas sentem exatamente o mesmo que tu, e é super normal! Afinal, de repente, têm muitas opções em que pensar! 😊

 

Existem:

👉 Os cursos científico-humanísticos, mais recomendados para quem quer continuar a estudar depois do Ensino Secundário;

👉 E os cursos profissionais, mais adequados para quem quer começar já a “pôr as mãos na massa”.

 

Em Portugal, quase 2/3 dos alunos optam por cursos científico-humanísticos e, de entre estes 2/3, mais de 80% acaba por prosseguir estudos em universidades ou institutos politécnicos.

 

As estatísticas mostram que os alunos que optam por concluir o Ensino Superior apresentam salários mais elevados e uma maior facilidade em arranjar emprego. Os salários são, em média, 42% mais elevados e a taxa de empregabilidade é superior em 10%, quando comparada com a dos alunos que optam por concluir apenas o Ensino Secundário.

 

No entanto, em 2020, por exemplo, 46% dos estudantes que concluíram cursos profissionais, passados 14 meses já estavam a trabalhar. Enquanto que, ao fim de 1 ano e 2 meses, apenas 6% dos estudantes que optaram por cursos científico-humanísticos já estavam a trabalhar.

 

Estás a ficar ainda mais confus@? 🤯

 

As decisões não se ficam por aqui...

 

Depois de decidires se preferes um curso científico-humanístico ou um curso profissional, também é necessário escolheres qual a área ou curso que pretendes seguir. ⚠️

 

Só para teres uma ideia, no ano letivo 2020/2021, mais de metade dos alunos matriculados em cursos científico-humanísticos estavam inscritos em Ciências e Tecnologias. Seguiam-se as Línguas e Humanidades (27,7%), as Ciências Socioeconómicas (13,3%) e, por fim, as Artes Visuais (6,3%).

 

A boa notícia, no meio de tudo isto, é que existe o “Guia para pais e filhos: como escolher a área de estudo no secundário”, que te pode ajudar neste processo de tomada de decisão! 😉

 

Este guia pode ajudar-te porque:

👉 Apresenta-te as opções que tens;

👉 Explica-te as diferenças que existem entre cursos científico-humanísticos e cursos profissionais;

👉 Aborda as 4 áreas que existem no Ensino Secundário (Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Ciências Socioeconómicas e Artes Visuais) e a sua relação com os cursos que podes vir a seguir no Ensino Superior ou as profissões que podes vir a ter no mercado de trabalho.

 

Podes encontrar este guia aqui.

Podes encontrar um guia especializado em ensino profissional aqui.

E, para além de tudo isto, também te sugerimos que visites a plataforma Brighter Future aqui, para teres acesso a informações que vão ser muito importantes na construção do teu futuro!

 

Qualquer dúvida que tenhas, já sabes que podes sempre enviar-nos mensagem aqui. 👈