O turismo: atividade profissional do presente e para o futuro.

O turismo foi e continua a ser uma indústria altamente dinâmica e uma das mais importantes na economia, representando 10% do emprego mundial.

Após dois anos de confinamento as pessoas retomaram as viagens. A atividade turística recuperou e já ultrapassou os valores verificados antes da pandemia COVID 19.

Como se previa, as estruturas turísticas abriram com outras regras, face às novas exigências individuais e coletivas. Hoje, pessoas, autoridades de saúde e governos sabem como atuar e como conciliar uma crise sanitária com o funcionamento da economia e do turismo.

Presentemente, a maioria das empresas do sector precisam e procuram mão-de-obra qualificada. Apostar num percurso profissional na área do turismo é uma aposta ganha. Um profissional de turismo pode trabalhar em hotelaria, em animação turística, nos eventos, em agências de viagens, em empresas turísticas, em companhias de aviação, em organizações profissionais, em autarquias, permitindo, como em mais nenhuma área profissional, mobilidade e experiências diversificadas.

Trabalhar com turistas e no turismo é um desafio constante. Diariamente contacta-se com diferentes pessoas, de vários pontos do mundo, com hábitos, costumes e culturas que nos enriquecem, numa partilha de experiências e vivências fantásticas.

Nesse sentido é fundamental apostar na formação. Conscientes dos desafios dos jovens e da atividade turística, o Instituto Superior de Gestão disponibiliza a licenciatura em Gestão do Turismo. Este curso apresenta um plano de estudos que inclui as áreas e as disciplinas fundamentais para a formação de qualificados profissionais para o setor do turismo.

Contamos como parceiro estratégico o Grupo Pestana, na realização de iniciativas e na partilha de conhecimentos teórico-práticos, tendo estendido a nossa rede para as principais associações profissionais do setor: a Associação Portuguesa de Resorts, a Fundação INATEL, a Associação Portuguesa de Turismo em Espaços Rurais e Naturais, a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, o Fórum Turismo e a Confederação do Turismo de Portugal, visando a interligação entre a nossa comunidade educativa e as cúpulas do associativismo empresarial turístico. Ministramos um ensino teórico com uma forte componente prática, com visitas de estudo e aulas abertas com vários convidados.

Os alunos que estão a terminar o ensino secundário e que procuram uma área profissional com emprego no presente e para o futuro, encontram no turismo a aposta certa. O Instituto Superior de Gestão está comprometido com os nossos alunos e com as maiores empresas hoteleiras e turísticas, na formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios do futuro. Estamos de portas abertas para vos receber e convosco construir um caminho de sucesso. Podem contar connosco!