O que é a ficha ENES e como é que a consigo?

22 julho 2023

Neste artigo, vamos falar-te da Ficha ENES, um documento que te vai servir de suporte. Segue os passos que te vamos indicar, pois precisas obrigatoriamente da Ficha ENES para fazeres a tua candidatura.

Se não gostas de texto, aqui tens um vídeo: 

 

O que é a Ficha ENES?

A ficha ENES é uma espécie de curriculum do ensino secundário. Nela, estão as tuas informações gerais, classificação final do secundário, exames realizados e respetivas notas. Vais precisar dela te candidatares ao ensino superior.

 

Quando e onde devo pedir a Ficha ENES?

Os resultados dos exames, normalmente, são afixados na tua escola e terás de ir lá consultar, mas há escolas que podem já ter isto informatizado e na realidade disponibilizam os resultados através do site da escola.

Assim que sairem os resutados, podes pedir também a ficha ENES! No caso da tua escola lançar os resultados pela internet, investiga se também te enviam a ficha ENES por e-mail para não teres de te deslocar à escola!

 

Tens de ter em atenção porque se fores candidatar-te a uma instituição de ensino superior privado, deves verificar se eles aceitam a ficha ENES em formato digital ou se terás de ter uma cópia física.

 

Se fizer exames na 2ª fase, devo pedir uma nova Ficha ENES?

Caso realizes exames na 2ª fase, deves pedir uma nova Ficha ENES se realmente conseguiste melhorar as tuas notas na 2ª fase, quando os resultados desses exames forem afixados. Essa ficha ENES, já terá descritas as notas dos teus exames de ambas as fases, bem como a classificação final considerando essas notas.

 

Qual a validade da Ficha ENES?

A Ficha ENES é valida para todas as tuas candidaturas (1ª, 2ª e 3ª fase) no ano em que é emitida. Logo, se tiveres concluído o ensino secundário no ano passado, deverás pedir uma nova ficha ENES, com a data deste ano.

 

A escola não me deixa ter Ficha ENES. E agora?

Se, por algum motivo, a escola secundária não emitir a tua Ficha ENES, poderá ser porque não concluíste o ensino secundário na fase em que a pediste.

Lembra-te que para te candidatares ao ensino superior, tens de ter, pelo menos, uma prova de ingresso válida (com nota igual ou superior a 95 pontos) e o ensino secundário concluído até à fase em que te candidatas. Caso reúnas todos estes requisitos e ainda assim não consegues ter acesso à Ficha ENES, deves contactar a Direção Geral de Ensino Superior.

 

Quando receberes a tua Ficha ENES, não te esqueças de verificar as informações nela descritas! Caso aches que existe algum erro, deves comunicar no local onde levantaste a Ficha. Boa sorte!