Exames nacionais vs. Saúde mental!

Redatora com Futuro
3 abril 2024

Se vais fazer exames nacionais este ano, é normal que sintas uma certa pressão, seja por parte dos teus professores, seja por parte dos teus pais. 😥

 

É verdade que os exames são um dos momentos de avaliação mais importantes, na medida em que assumem um grande peso na tua nota de candidatura ao ensino superior.

 

No entanto, é importante estarmos conscientes de que, no fundo, se trata apenas de mais um momento de avaliação, pelo que não se justifica estar a colocar a nossa saúde mental em causa. ⚠️

 

Existem alguns truques práticos que podes aplicar, tanto para aliviares o teu stress, como para simplificares todo o processo pelo qual vais passar:

 

1. Dorme bem 😴

Não sacrifiques horas de sono para estudares. Se não descansares e recuperares, dificilmente conseguirás manter os teus níveis de concentração lá em cima. O que vai acabar por dificultar todo o teu trabalho.

 

2. Alimenta-te e hidrata-te 🚰

Comer bem e beber água com frequência vai ajudar-te a sentir mais energia e disposição para estudar. Por isso já sabes, nada de saltar refeições ou de estudar com pacotes de bolachas ao lado.

 

3. Define objetivos realistas 🎯

Não vale a pena definires que vais estudar toda a matéria em 3 ou 4 dias porque, à partida, isso é humanamente impossível. Estabelece metas alcançáveis. Só assim podes garantir que as vais cumprir.

 

4. Resolve exames de anos anteriores 📝

Ao consultares e resolveres exames de anos anteriores, vais conseguir compreender a estrutura normal de um exame, as perguntas que costumam sair, as matérias que costumam assumir maior importância... o que será fundamental para te preparares para o grande dia!

 

5. Procura resposta para as tuas dúvidas 🙋🏻

Não tenhas receio de expor as tuas dúvidas aos professores. Quanto mais depressa perguntares, mais depressa te livras da angústia de não estares a perceber o que quer que seja. 

 

6. Arranja um hobby 🏄🏻‍♀️

Por muito que estudar seja importante, não é recomendável estudares 12 horas por dia. Como tal, aconselho-te a arranjares um hobby (uma atividade que gostes de praticar e que te ajude a espairecer a cabeça). Acredita em mim quando te digo que pode fazer toda a diferença!

 

Agora que já estás a par de todos os truques, resta-me deixar-te o seguinte lembrete: mais importante do que a nota que tens no exame, é certificares-te de que dás sempre o teu melhor. Se deres o teu melhor e, ainda assim, não conseguires alcançar o resultado que tanto ambicionas, terás sempre a 2ª fase para melhorar!

 

Gostaste deste conteúdo? Segue-nos nas redes sociais para seres notificad@ sempre que publicarmos conteúdos sobre os exames. 😊