Estudar nas férias de Natal: Sim, não... só um bocadinho?

Redatora com Futuro
22 dezembro 2023

As 3! Porque não juntar a diversão ao estudo?!

 

Só precisas de organizar o teu tempo e criar um horário “mental”. Não podes, nem passar as 2 semanas de férias agarrad@ aos livros, nem te esqueceres por completo que eles existem! 🤯

 

Sendo estudante, sabes que tens de estudar durante as “férias”. As supostas férias, no sentido de não fazeres nada, terminaram no dia em que começaste a ter a obrigação e a responsabilidade de obter boas notas nos testes/exames, para alcançares uma boa média. 

 

Para @s universitári@s, a interrupção natalícia coincide com a época de exames, em Janeiro; para ti, que és alun@ do Ensino Secundári@, esta é uma excelente oportunidade para colocares a matéria em dia. Caso contrário, torna-se uma “bola de neve” e, no final, as notas não serão como esperas... Acredita em quem já esteve no teu lugar. Só estudava na véspera e, hoje, arrependo-me! 🙃

 

É difícil conseguir equilibrar a vida de estudante com a vida social, claro que é, mas não é impossível. Com as dicas que te vou dar, já a seguir, saberás como aproveitar os últimos dias do ano, ter um Natal feliz e divertires-te na passagem de ano!

 

Tens 4 dias de folga dos livros, isso é obrigatório! Nos dias 24 e 25 de Dezembro deixas o estudo de lado. Aproveita esses dias para estares com a tua família, preparares os doces da época e veres uns filmes de Natal. Esses momentos em família vão ajudar-te a relaxar e a não pensar nos exames ou nos trabalhos que tens para fazer. O mesmo acontecerá nos dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro: pensa apenas em divertir-te e aproveitar o momento, mas com moderação. Nada de excessos! 😉

 

1. Tenta acordar sempre à mesma hora  

Eu sei que estás de férias e que a última coisa que te apetece é acordar cedo, mas ninguém te está a pedir para acordares às 7 da manhã! Acorda às 09h00, por exemplo.

De manhã é quando estamos mais despertos para estudar, por isso, acordar “cedo” é uma boa forma de rentabilizares o teu dia e o teu estudo! 

 

2. Organiza as disciplinas consoante o seu grau de dificuldade  🤔

Assim consegues organizar melhor o teu plano de estudos.

De manhã, estudas 2 disciplinas, à tarde, estudas mais 2 e, à noite, apenas 1, por exemplo.

A forma como organizas o teu estudo fica ao teu critério, cada um tem o seu método.

Se optares por estudar apenas à noite, recomendo-te que descanses durante o dia. Afinal, ninguém é de ferro!

 

3. Faz pausas regulares  

Não estudes mais do que 3 horas seguidas (conselho de amiga). É fundamental fazeres uma pausa de 2 em 2 horas.

Se optares por fazer um estudo contínuo, não estarás a aprender, estarás apenas a ler a matéria. O que, no fundo, equivale a uma perda de tempo!

O teu cérebro precisa de parar para repor energias e tu também! Nestas pausas, aproveita para fazeres o que mais gostas: sair com amig@s, ir fazer uma compra de última hora ou, simplesmente, dar uma corrida. Qualquer coisa que te abstraia do estudo será uma boa ideia!

 

4. O segredo está no tempo!  

Não stresses com a quantidade de páginas que tens para ler ou com o número de disciplinas que tens para estudar.

Há tempo para tudo, desde que te organizes e não te deixes levar pela tentação da procrastinação.

A forma como geres o teu tempo só depende de ti, aprende a geri-lo, dando prioridade ao que é prioritário. 

 

Se seguires as dicas que te dei, tenho a certeza que os exames, os testes e os trabalhos te correrão bem. Basta desenvolveres o método de estudo que melhor combina contigo! Ao início tudo isto pode parecer mais desafiante, mas assim que te habituares, conseguirás criar hábitos que serão muito úteis ao longo da tua vida de estudante (e não só). 😊

 

Equilibrando estes 2 fatores: o estudo e a diversão, consegues rentabilizar ambas. Tens é de ser responsável e saber gerir bem o teu tempo! 

 

No final do ano, verás como todo o esforço valerá a pena. Verás como aquilo de que “abdicaste” semeou frutos. 👀

 

Para obtermos bons resultados, por vezes é preciso fazermos sacrifícios. Pensa que é por um bem maior!

 

E já agora, antes que me esqueça: desejo-te um bom natal! 🎄