Estudar na véspera: sim ou não?

Redatora com Futuro
16 junho 2023

Uma das grandes questões da vida, quiçá a mais importante para os estudantes de todo o mundo é se se deve estudar na véspera do teste ou se isso vai causar o pânico. 

Ora bem. Se estudar na véspera de um exame ou teste importante for sinónimo de rever a matéria e consolidar conhecimentos: 🤓 pode resultar. Se, por outro lado, significar deixar tudo para última e tentar decorar a matéria toda umas horas antes do veredito final:  😱 estás tramado.

Mas… a verdade é que, às vezes, por muito que estudes, a véspera pode ser um dia fulcral para obter bons resultados; ou porque não tiveste tempo suficiente, ou porque ainda não estás suficientemente à vontade com a matéria, ou mesmo porque a ansiedade é tanta que não consegues relaxar.

Sejam quais forem as tuas razões, tenta seguir estas dicas que te vão ajudar a rentabilizar da melhor maneira A Véspera:

- Troca o café e as bebidas energéticas por água. A cafeína pode deixar-te mais ansioso e irritado, ao contrário da água que é essencial para manter o corpo hidratado diminuindo assim a fadiga.

- Come alimentos que te deem mais energia como fruta, iogurtes, cenoura, frutos secos…

- Estuda em ambientes calmos e que não te causem distrações.

- Faz pausas. Apesar do tempo ser escasso, o cansaço pode ser o teu maior inimigo. É necessário esticar as pernas e aliviar o cérebro durante uns minutos.

- Foca-te no mais importante. Já não tens tempo para decorar tudo ao pormenor. Define um plano de estudo coerente e tenta passar por todos os tópicos focando-te no que realmente interessa.

- Dorme. Ir descansado e com a cabeça fresca para um teste é meio caminho andado para uma boa compreensão do mesmo.

Boa Sorte!